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Fiat 500 retorna ao Brasil 100% elétrico

Por Vito Zanella


Um dos veículos mais icônicos da indústria automotiva mundial desembarca novamente no Brasil. Primeiro modelo 100% elétrico da Fiat comercializado no país, o 500e chega radicalmente renovado em sua terceira geração: desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, o veículo está maior, mais conectado, com novos equipamentos e com um novo estilo. A nova geração do hatch subcompacto da Fiat chega ao País para concorrer com o Zoe, da Renault, e Bolt, da Chevrolet. Com preço sugerido de R$ 239.990,00, o 500 elétrica será comercializado na versão Icon em 10 concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).

Modelo histórico da Fiat, lançado na Europa do pós-guerra, em 1957, o 500 simboliza a essência da marca atualmente: pop, encantadora, espontânea e ítalo-brasileira. E agora, totalmente novo, o 500e recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez. O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada e embelezada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero final na letra “e”. O 500 elétrico é identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque. A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica.


O novo veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, privilegiando o espaço interno, mas mantendo o modelo compacto e ágil na cidade. Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual dinâmico mais ousado. Nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a maçaneta são outros elementos de destaque.


O interior do Fiat 500 elétrico também foi renovado, mas com algumas conexões com o veículo original de 1957, como inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado. Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações para o usuário. As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou o conforto. Assim como um novo console central surpreendente oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço para maior conforto de condução. O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 l). Neste sentido, a maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch.

Com poucos componentes modulares, a arquitetura recebeu o sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh), enquanto melhorou as dimensões do veículo, conforto e performance. Ela também garantiu ao motorista a posição de dirigir mais confortável e acesso aos bancos traseiros. Como um projeto totalmente novo, o 500e também recebeu nova coluna de direção com regulagem axial, freio de estacionamento elétrico e novo eixo traseiro, por exemplo.


O 500e apresenta uma autonomia de 320 quilômetros, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de 30 quilômetros. Testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. Essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível. O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O torque atinge 220 Nm. Isso faz com que o 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.


Carregamento descomplicado - O 500e vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo. A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

Segurança e tecnologia - O 500e conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala SAE. Uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo, para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as velocidades. A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições ora mais urbanas, ora em rodovias.


Outros recursos de assistência são: assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre; detector de placas de limite de velocidade; detector de fadiga; monitoramento de ponto cego; sensores de estacionamento 360°; assistente de estacionamento (Park Assist). Há ainda seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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