Buscar
  • Redação JBA

Festival SP Roots Music presencial leva jazz,reggae, ska jazz à Praça do Teatro Paulo Eiró

No domingo, dia 19 de setembro de 2021, acontece o Festival SP Roots Music na Praça do Teatro Paulo Eiró, em São Paulo. O evento, que é presencial e gratuito, acontece das 10h às 15h, reunindo instrumentistas de destaque na cena paulista do jazz, do reggae e do ska jazz em apresentações cheias de suingue, vibração e arranjos dançantes.

A programação traz a Totó Brazz Band, tocando sucessos mundiais que marcaram época, o suingue jamaicano da Barone Ska Jazz, banda formada por instrumentistas mulheres, a RotoRoots, com seu reggae e com o maxixe & choro da virada século XIX para XX, e o jazz vibrante do Beba Trio e Convidados. Tem ainda a participação incidental do DJ Ale Portillo, discotecando nos intervalos para troca de palco.

Com idealização e curadoria de Adriana Belic e produção da Belic Arte.Cultura, o projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Ministério do Turismo, Governo Federal, por meio da 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio a Cultura da Cidade de São Paulo, Módulo I – Maria Alice Vergueiro/2020.


10h - Totó Brazz Band

Com formação instrumental inusitada - tuba, trombone, trompete e percussão – a banda apresenta repertório diversificado, sob o comando do baterista Fábio Bergamini. A Totó Brazz Band é formada por um time de peso. Além de Bergamini na percussão, os integrantes são Fábio Oliva (trombone), Rui Barossi (baixo elétrico e tuba) e Rubinho Antunes (trompete e flugel horn). Com arranjos que primam pela descontração, a Totó Brass Band realiza um espetáculo carregado de animação e emoção ao som de sucessos que marcaram época, tanto no Brasil quanto em outros lugares do mundo.

11h15 - Barone Ska Jazz

Integrada por cinco instrumentistas mulheres e liderada pela baterista Bruna Barone, a Barone Ska Jazz traz um repertório de ska jazz (estilo genuinamente jamaicano) que mescla composições autorais com música brasileira e internacional. Misturando a harmonia e o ritmo do ska com a cadência do jazz. A banda é formada por Bruna Barone (bateria), Vanessa Ferreira (baixo), Juliana Rodrigues (piano), Gabi Suyama (guitarra) e Mayara Almeida (sax).

12h30 - RotoRoots

A RotoRoots é uma groove band - inspirada nas orquestras instrumentais de Ray Conniff e Paul Mauriat e no reggae instrumental de bandas como os Skatalites - formada por Paulo Bira (baixo), Edu Diegues (teclados), Marco Camarano (guitarra), Paulo Pascali (sax tenor), Roberto Gastaldi (trompete), Jopa Basile (trombone) e Gustavo Souza (bateria, substituindo Adriano Busko). No Festival SP Roots Music, apresenta show calcado em seu primeiro álbum, Cortando a Jaca, gravado em 2018, depois de mais de 10 anos de estrada, resultado de pesquisa sobre a música instrumental brasileira do final do século XIX e início do XX, em especial o maxixe e as origens do choro. São nove releituras (composições de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Marcelo Tupinambá, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Bonfiglio de Oliveira, Costa Junior e J. Resende) e duas músicas originais do produtor Paulo Bira. A apresentação tem ainda os ‘sucessos de sempre’ em reggae e ska, de “What a Wonderful World” (Louis Armstrong) a “No Norte da Saudade” (Gilberto Gil), passando pelo bolero “Perfídia” (Alberto Dominguez), entre outras.

Beba Trio (Imagem: Dani Sandrini)

13h45 - Beba Trio e Convidados

O Beba Trio atua com a formação típica dos trios de jazz e bossa nova: piano, contrabaixo e bateria. A proposta é fazer um som vibrante, descomplicado, com melodias e levadas que provocam empatia imediata do público. No Festival SP Roots Music, o trio recebe quatro instrumentistas convidados garantindo uma sonoridade ainda mais potente para músicas que são referências no cancioneiro paulistano. O repertório é cheio de samba, groove, suingue e alegria sonora, em composições autorais e músicas que são referências no universo do som instrumental da cidade de São Paulo. Formação: Beba Zanettini (piano/teclados), Victor Kutlak (contrabaixo), Gudino Miranda (bateria). Convidados: Erica Motta (guitarra), André Mitsuoka (trombone), Carol Oliveira (percussão) e Edu Ferreira (trompete).

Nos intervalos - DJ Ale Portillo

Com mais de 30 anos de experiência, sempre atento às novas tendências, o DJ Ale Portillo é conhecido pelo bom gosto e vasto repertório musical, deixando sua marca em grandes eventos na cidade de São Paulo. Iniciou a carreira em 1988, no lendário Victoria Pub, fez residência no Nefertiti Club e Café Societe (primeiro DJ numa casa noturna no Bixiga). Entre os eventos, destaque para Expomusic, Salão do Automóvel, Lighting Week Brasil, Airton Senna Racing Day, Spirit of London (White), Twitter Festival, Stockcar, Make Music Day Brasil e outros. Foi DJ convidado na Rádio Energia FM e Pool Web Rádio. Ale Portillo foi professor de importantes cursos de DJs em várias cidades do Brasil, incluindo a Oficina / Curso de DJs do MIS - SP e Centro Cultural Tatuapé Ad Libitum. Durante a quarentena, lançou a música/vídeo “Corona Vírus Rap”, discotecou em sua varanda, lançou os projetos Baila Comigo e Samba Rock do Bom (lives transmitidas via YouTube).


Festival SP ROOTS MUSIC

Dia 19 de setembro de 2021

Domingo, das 10h às 15h.

Grátis. Livre. Duração/shows: 45 minutos cada.

· 10h - Totó Brazz Band

· 11h15 - Barone Ska Jazz

· 12h30 - RotoRoots

· 13h45 - Beba Trio e Convidados

· Intervalos | troca de palco: DJ Ale Portillo

Teatro Paulo Eiró (Praça)

Av. Adolfo Pinheiro, 765

13 visualizações0 comentário