Buscar
  • Coronel Camilo

Festas de final de ano, com segurança

Por Coronel Camilo


O Natal e as festas estão chegando. Tempo de comemorar, fazer as malas, viajar, aproveitar as festas, as férias, curtir a família, os amigos e passear. Para que tudo transcorra bem e possamos iniciar o ano sem grandes problemas, a segurança não deve ser esquecida neste momento. Revisar o carro, ver os itens de segurança, estudar os roteiros, é por aí que devemos começar.

Diferente de outros e mais próximo do que aconteceu o ano passado, há previsão de muitas famílias se dirigirem para o interior do Estado e, principalmente, para o litoral paulista. Isto se deve à impossibilidade de viagens para alguns países e a necessidade de quarentena em outros, o que dificulta o turismo internacional, ao mesmo tempo em que incentiva os passeios dentro do país.

Para fazer frente a esta nova situação, a Segurança Pública de São Paulo planejou a proteção das famílias em todo o Estado. Como acontece todos os anos, será desencadeada a Operação Verão, que inicia em dezembro e se estende até fevereiro do ano seguinte. Neste ano, haverá um reforço de policiais, justamente pela previsão do maior número de pessoas no litoral paulista.

Serão cerca de 3 mil policiais nos 16 municípios do litoral sul e norte de São Paulo. Também contaremos com 270 viaturas, cavalos, 74 embarcações, 5 helicópteros Águia e 25 drones. Além disso, apoiarão esse trabalho os Batalhões de Ações Especiais (BAEP), o Trânsito, a Rodoviária e o Policiamento de Choque: ROTA, Comando de Operações Especiais (COE), Canil, Cavalaria. Os Distritos Policiais serão reforçados. Tudo isso para levar mais segurança e tranquilidade aos moradores e frequentadores do litoral.

Agregando valor ao Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR), teremos a contratação de mais 450 guarda-vidas, serviço temporário de proteção das praias durante a Operação Verão, sob supervisão do Corpo de Bombeiros. Essas ações têm apresentado muito resultado e evitado muitos afogamentos. Porém, nada dispensa o cuidado na utilização das praias, a atenção e identificação das Crianças.

Para que tudo dê certo e funcione, além da revisão do seu veículo, procure seguir e respeitar a sinalização de trânsito, ser tolerante, entender e respeitar a individualidade das pessoas, não exagerar nas bebidas alcoólicas, ser solidário com as pessoas. E, se porventura você tiver algum problema de segurança, comunique imediatamente a polícia. Um santo Natal, Boas Festas e um excelente 2022, com muita segurança.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.