Buscar

Família: o nosso maior bem

Atualizado: 6 de Ago de 2020

Por Coronel Camilo


Na semana em que se comemorou o dia dos avós, relembro a importância de se manter os laços familiares, o respeito, o carinho e admiração, mesmo em tempos que exigem o  distanciamento, como agora, durante a pandemia de Coronavírus.


Nossos avós, como sempre, eternizam lembranças, pois comumente atuam também como pais e mães, passando lições de cidadania e valores éticos e morais, além de ajudarem na formação das crianças e adolescentes por meio da experiência que acumularam ao longos dos anos. A atenção e zelo são ímpares.


Nos últimos quatro meses, com o advento da Covid-19, muitos avós deixaram de encontrar seus netos como medida preventiva contra a enfermidade e por serem classificados no grupo de risco. O contato passou a ser por vídeos e gravações de celular. Nem por isso, podemos deixar que eles se sintam sozinhos e sem a atenção que tinham antes.


Na família policial militar, não são raros os avós militares que formam seus filhos e depois netos, passando por várias gerações de uma mesma família. No meu caso, sou filho de sargento e tive a honra de ter meu pai na minha formatura da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Posteriormente, tive a grata satisfação de entregar para meu filho a espada, símbolo maior do oficial.


Neste mês, um jornal local da cidade de Castilho trouxe uma reportagem que mostrou um avô, um pai e um filho que trabalharam e ainda trabalham em um batalhão da Polícia Ambiental. O avô pode acompanhar, ao lado do filho, o neto recebendo o fardamento camuflado após realizar um curso de Treinamento e Capacitação Básica para atuar em unidade especializada.


Tenho grande apreço pela família. Quando Deputado Estadual em São Paulo, até 2018, criei a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura com o objetivo de resgatar os valores e tradições que vinham se perdendo ao longo do tempo. Acredito que sempre podemos evidenciar a família, incluindo avós e pais, como célula base da sociedade. A família é sem dúvida a nossa primeira escola, onde se formam caráter e a dignidade da pessoa humana.


A Frente abriu um debate sobre temas diversos, como o combate ao uso das drogas entre jovens, feito brilhantemente pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizada pela PM nas escolas. Trata-se de uma "aula", no momento suspensa, em que policiais falam sobre o assunto com os alunos.


Nem sempre é fácil manter todos em harmonia, mas é gratificante observar a união das pessoas, em momentos bons e ruins, como o que enfrentamos atualmente. É de grande valia que, após, esse período, os laços familiares se acentuem e fiquem mais firmes.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.


2 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br