Buscar
  • Redação JBA

Faixa com menção ao “Rio Pinheiros” fala sobre conscientização da população

Ação faz parte do programa Novo Rio Pinheiros

Imagem: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

Na semana em que foi celebrada a importância da preservação da água, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SIMA) instalou uma faixa na Ponte Cidade Jardim, próximo à região de Pinheiros, para conscientizar sobre a importância de preservar nossos rios e como a população pode contribuir com o projeto de despoluição do Rio Pinheiros ao deixar de descartar o lixo incorretamente.


Além da faixa, o programa também conta com ações socioambientais nos contratos de Saneamento da Sabesp como palestras, oficinas, cooperativas de reciclagem, revitalização de pontos viciados de entulho, entre outras.


Na mesma semana, a SIMA lançou um sistema de monitoramento para que a população possa acompanhar todos os trabalhos em andamento nos eixos de coleta e tratamento de esgoto, manutenção e revitalização. Todas as informações estão disponíveis no site novoriopinheiros.sp.gov.br. A plataforma dispõe ainda de mapa interativo com imagens dos serviços executados.


Em fevereiro o programa alcançou 43% da meta de saneamento básico, com a conexão de 230 mil imóveis à rede de esgoto. Também foram desassoreados até o momento 247.685 m³ de sedimentos, o que equivale a mais de 15 mil caminhões basculantes. Estão em andamento as ações para revitalização das margens, com a implantação de um novo parque, a iluminação da ciclovia da CPTM, além da requalificação da Usina São Paulo.


O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo através da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à cidade. Com o projeto de despoluição concluído haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e, principalmente, a volta da população às suas margens.

2 visualizações0 comentário