top of page
Buscar

Férias no museu: MAM São Paulo promove atividades educativas gratuitas em janeiro

Para contemplar o período de férias escolares e o intervalo de recesso de fim de ano, o MAM São Paulo programou, ao longo do mês de janeiro, atividades que unem a família e as crianças, como oficinas de escultura, gravura com flores, e atividades com música e dança

Imagem: Karina Bacci

Em janeiro, a programação do MAM Educativo trará atividades para o público de todas as idades curtir as férias no museu. Todas as ações são gratuitas e conduzidas por educadores do MAM ou por profissionais convidados. A programação inclui oficinas associadas à proposta curatorial do 37° Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa - exposição em cartaz no espaço até 15 de janeiro -, atividades de ateliê e brincadeiras que celebram as culturas da infância.


As famílias e comunidades poderão aproveitar junto com suas crianças e adolescentes atividades como “Fabulando paisagens: oficina de experimentação fotográfica com celular e filtros manuais”, “Oficina de escultura: a morada de joão-de-barro”; e “Percurso poético musical”.


No final do mês de janeiro, o museu trará o Karaokê do 37º Panorama da Arte Brasileira, uma atividade aberta para públicos de todas as idades e realizada com a equipe do MAM Educativo. Nela, o público será convidado para soltar a voz em um karaokê com canções selecionadas e inspiradas em obras presentes na exposição 37º Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa. A atividade será realizada ao ar livre, as pessoas interessadas devem verificar o local na recepção do MAM no dia da atividade (15/01).


O agendamento de visitas com o MAM Educativo no 37° Panorama da Arte Brasileira segue disponível e pode ser feito pelo e-mail educativo@mam.org.br para grupos a partir de 10 pessoas. Programação completa em www.mam.org.br


Férias no MAM

Parque Ibirapuera, portões 2 e 3 (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana, São Paulo).

Terça a domingo, das 10h às 18h.

Ingressos: A entrada no MAM está com valor de R$25 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e você pode contribuir com o valor que quiser.


13/01 (sex), às 15h

Família MAM + Férias no MAM

Esse ateliê é pra dançar!, com Amanda Paralela

Desenhar, pintar, modelar, bordar, recortar, escrever… num espaço de ateliê, todas as linguagens artísticas são bem-vindas, e nesta oficina abre espaço para a dança! Enquanto se desenha, pinta ou escreve também se move, e organização de tais movimentos podem, quando há intenção, virar uma dança. O contrário também é possível, e é com essas possibilidades que brincaremos de dançar/desenhar, dançar/pintar, dançar/experimentar! Os participantes devem estar trajados com roupas confortáveis e serão convidados a contribuir com a playlist da atividade, inserindo suas músicas favoritas para dançar.

A atividade é presencial, indicada para crianças a partir de 3 anos, desde que acompanhadas de seus responsáveis. As inscrições devem ser realizadas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer, sua pesquisa permeia experimentações em colagem e fotografia nas quais o corpo é elemento estruturante das composições. Atuou como professora e coreógrafa até migrar para as artes gráficas e visuais. Em 2017, criou o projeto de produção de colagens intitulado Ultraja, a partir do qual participou de exposições como a 1º Edição da Bienal de Art Print Brasil, a 6ª Mostra Olhar Feminino e Mostra Nômade Rizoma, além da participação em feiras gráficas como as 7ª e 8ª edições do Lambe na Laje. É tecnóloga em design gráfico pela Universidade de Mogi das Cruzes, possui licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes e é pós-graduanda no curso A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela Casa Tombada. Atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

14/01 (sáb), às 15h

Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia

Gravura com flores - oficina de monotipia natural, com Maria Ferreira

Monotipia é uma técnica de gravura, onde se desenha em uma placa de vidro ou outro material plano e depois se comprime uma folha de papel sobre essa placa. Com a pressão, o desenho é transferido para o papel. Na oficina de monotipia natural, o público será convidado a criar desenhos e composições utilizando tintas de elementos naturais encontrados em flores, folhas e sementes.

A atividade é presencial, indicada para crianças a partir de 5 anos, desde que acompanhadas de seus responsáveis. As inscrições devem ser realizadas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

Maria Ferreira é licenciada em História e pós-graduanda em História Sociedade Cultura. Artista educadora e produtora cultural com atuação em instituições como Itaú Cultural, Espaço Cultural Porto Seguro, Videobrasil, CCBB, SESC-SP e em projetos independentes. Possui pesquisa em fotografia educação não formal.

15/01 (dom), às 15h

Domingo MAM + Férias no MAM

Karaokê do 37º Panorama da Arte Brasileira, com o MAM Educativo

Inspirados na voz da cantora Alcione, que ressoa e ocupa a sala da exposição, os educadores do MAM convidarão o público para soltar a voz em um karaokê com canções selecionadas e inspiradas em obras presentes no 37º Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa.



Σχόλια


bottom of page