Buscar
  • Redação JBA

Exposição “35 Séculos de Arte e Cultura” da Casa Museu Ema Klabin desembarca na estação Brooklin

Com curadoria de Paulo Costa, mostra traz vinte painéis com imagens de obras de grandes mestres da arte

Obra Rio de Janeiro de Tarsila do Amaral (Imagem: Isabella Matheus)

As milhares de pessoas que passam diariamente nas estações da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo poderão apreciar imagens de obras de grandes mestres da arte como Marc Chagall, Tarsila do Amaral, Pompeo Batoni, Jean-Baptiste Greuze, entre outros.


A partir de março, a Casa Museu Ema Klabin, em parceria com ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, apresenta a exposição 35 Séculos de Arte e Cultura. A primeira a receber a mostra será a Estação Brooklin.

O público poderá contemplar alguns exemplos desses 35 séculos de arte e cultura da Casa Museu Ema Klabin. “Serão expostos 20 painéis que apresentam a diversidade da coleção e das atividades da instituição, com imagens acompanhadas de palavras que instigam o público a refletir sobre elas”, explica o curador da exposição, o arquiteto Paulo de Freitas Costa.

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, a iniciativa é um incentivo para ampliar o acesso à informação e conhecimento. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pelas nossas estações oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas e culturais que existem em São Paulo”, diz.

A partir de agosto a mostra desembarcará na Linha 4-Amarela de metrô onde ficará em cartaz até outubro.

QR Code

Se o público quiser saber detalhes sobre cada obra ou atividade da instituição, basta apontar a câmera do celular para o código QR Code impresso em cada painel. A exposição 35 Séculos de Arte e Cultura também estará no site da casa museu e, nessa versão, o público será convidado a interagir, sugerindo sua própria interpretação das imagens, que poderá ser compartilhada em redes sociais. Interaja com a exposição pelo link: https://emaklabin.org.br/35-seculos-de-arte-e-cultura

Exposição online

Para evitar aglomerações, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, a mostra também estará disponível na página oficial da concessionária no Facebook, ao longo do período de exposição (https://facebook.com/ViaMobilidadeSP).

Caráter panorâmico

Ema Klabin (1907-1994) formou, ao longo de sua vida, uma grande coleção de caráter panorâmico, indissociável da casa e dos ambientes que construiu e criou para abrigá-la. “A coleção, com suas mais de 1.600 peças, contém exemplares das mais variadas procedências e técnicas, e seu denominador comum – seu fio condutor – é o período da vida de Ema Klabin e o julgamento estético e histórico que norteou suas escolhas, no âmbito de uma cultura feminina”, explica o curador da Casa Museu Ema Klabin, o arquiteto Paulo Costa.


Aberta à visitação desde 2007, a Casa Museu Ema Klabin inaugurou um novo tempo para essa coleção e, além de se dedicar ao seu estudo e difusão, opera no tempo presente. Sua essência reside na interação com o público, possibilitada a partir de uma programação cultural que hoje inclui ações educativas, cursos, palestras, oficinas, espetáculos, publicações, exposições temporárias e intervenções de arte contemporânea, disponíveis de forma presencial e online.

Serviço:

Casa Museu Ema Klabin - Exposição 35 Séculos de Arte e Cultura

Até 31 de março de 2021 - Estação Brooklin – Linha 5-Lilás

1 de abril de 2021 a 30 de abril de 2021 - Estação Adolfo Pinheiro – Linha 5-Lilás

3 de maio de 2021 a 31 de maio de 2021 - Estação Campo Belo – Linha 5-Lilás


Curadoria Paulo Costa

Produção André Sanches, Henrique Godinho, Maria Paula Cruvinel,Thiago Guarnieri

Projeto Gráfico Débora Oelsner Lopes

3 visualizações0 comentário