Estreia espetáculo “Alguma Coisa Acontece...”
top of page
Buscar

Estreia espetáculo “Alguma Coisa Acontece...”

Espetáculo faz parte da 3ª edição do Festival de Natal de São Paulo e conta com nove episódios



Imagem: Altair Buzelli (Divulgação)

De 15 a 23 de dezembro, os atores Gabrielle Araújo, Francine Souza, Filipe Celestino e Paulo Arcuri estarão ao vivo em lugares icônicos de São Paulo, como Vale do Anhangabaú, o alto do edifício Martinelli, a esquina da Ipiranga com a São João e o vão do MASP.


O espetáculo Alguma Coisa Acontece... é uma homenagem à São Paulo e aos artistas que compõem a cena teatral da cidade. Cada episódio conta com a participação em vídeo de um veterano: Clarisse Abujamra, Dirce Thomaz, Eduardo Silva, Esther Antunes, João Acaiabe, Miriam Mehler, Pascoal da Conceição, Renato Borghi e José Celso Martinez Corrêa.


Com idealização de Flavio Barollo, Gabrielle Araújo e Luiz Fernando Marques [Lubi], direção de Luiz Fernando Marques [Lubi] e dramaturgias de Ave Terrena, Dione Carlos e Verônica Gentilin, os nove episódios serão exibidos ao vivo (confira programação abaixo) e ficam disponíveis no canal para quem não conseguir assistir.


“Alguma Coisa Acontece...”, pelos idealizadores Flavio Barollo, Gabrielle Araújo e Luiz Fernando Marques [Lubi]


“Em cena, a nossa paisagem é o Vale do Anhangabaú, o alto do edifício Martinelli, a esquina da Ipiranga com a São João, mas também será cada bairro, cada lar, cada quadradinho que esta rede for capaz de conectar. Atores, atrizes e público terão um encontro único, num bate-papo aberto na qual suas histórias serão compartilhadas e anexadas à vida-obra de um grande e querido artista do teatro paulistano. Os textos foram escritos por três dramaturgas, que olham para ontem com a mira no amanhã usando a tecnologia virtual para gerar um momento de concreta poesia.


Sabemos que 2020 foi um ano do avesso do avesso e que precisamos, mais do que nunca, sermos mutantes. Então será neste híbrido de teatro, cinema e chat que vamos estabelecer uma conexão entre passado e futuro capaz de erguer coisas belas, afinal esse é nosso site à nossa cidade - São Paulo, mas pode renomear por Sampa, SP, Sampã, Pan-América de África utópica, não importa, somos parte deste grande sistema, desta malha feita de Wi-Fi e Garoa que nos faz ter a certeza de que quando estamos conectados na força do presente: Alguma coisa acontece”.


FICHA TÉCNICA

Idealização: Flavio Barollo, Gabrielle Araújo e Luiz Fernando Marques [Lubi]

Direção: Luiz Fernando Marques [Lubi]

Dramaturgas: Ave Terrena, Dione Carlos e Verônica Gentilin

Videoarte e Plataforma ao Vivo: Flávio Barollo

Elenco Ao Vivo: Gabrielle Araújo, Francine Souza, Filipe Celestino e Paulo Arcuri

Participações Especiais: Clarisse Abujamra, Dirce Thomaz, Eduardo Silva, Esther Antunes, João Acaiabe, Miriam Mehler, Pascoal da Conceição, Renato Borghi e José Celso Martinez Corrêa

Trilha Sonora: Gustavo Sarzi

Coordenação de Produção: Mônica Vasconcellos

Produção Executiva: Gabrielle Araújo

Mídias Sociais: Vox Baccai

Produção: Caboclas Produções


SINOPSES E HORÁRIOS


Episódio 01

Chegada em Sampã

Um jovem ator recém-chegado do interior, assiste ao espetáculo Roda Viva no Theatro Municipal e não consegue mais sair, ficando ali sozinho. Ele percebe que há um senhor sentado na plateia, que é quem lhe dá a pista para conseguir sair: é preciso encontrar a tragicomediorgia. Perambulando pelos bastidores, galerias e corredores, ele consegue enfim achar uma janela, de onde consegue mirar o Vale do Anhangabaú. Ao perceber que há um rio por debaixo do cimento, e consegue juntar as peças do quebra cabeça e entender que o Teatro Oficina foi projetado por Lina Bardi apontando para esse mesmo rio.

Participação Especial: Zé Celso

Exibição: 15/12/2020 às 18h00


Episódio 02

O Sonho

Um jovem trabalhador de aplicativo busca uma encomenda na famosa rua 25 de março. Ao chegar no local indicado, depara-se com uma surpresa: ele é o destinatário e precisa descobrir o que há naquele pacote.

Participação Especial: Pascoal da Conceição

Exibição: 16/12/2020 às 18h00


Episódio 03

Jantar 360º

Uma mulher atrasada para um jantar misterioso passa sua vida à limpo durante esse trajeto. Tentando entender qual sua participação perante a sociedade e colocando em cheque as escolhas que fez, ela disseca a cidade e seu coração juntos como quem mistura biologia e arte no caldeirão da vida.

Participação Especial: Eduardo Silva

Exibição: 17/12/2020 às 18h00


Episódio 04

O ninho do presépio

Entre lembranças de pessoas vivas, mortas e que ainda estão por vir, dois transeuntes revivem a arquitetura do passado em contraste com a atual, explorando os espaços do presente e da memória na Praça Roosevelt. Nesse tempo espiralar, buscam um ninho de beija-flor que servia como manjedoura num presépio antigo, fruto de muitas inspirações. Correndo pela praça, de skate e patins, buscando as áreas verdes onde hoje é só concreto, invocam as travestis pioneiras que começaram a movimentação nas artes em São Paulo.

Participação Especial: Esther Antunes

Exibição: 18/12/2020 às 18h00


Episódio 05

O tesouro

Uma jovem observa as luzes de São Paulo através de um telescópio. Ela precisa alcançar as luzes, mesmo que isto implique andar por séculos.

Participação Especial: Dirce Thomaz

Exibição: 19/12/2020 às 16h00


Episódio 06

O que vem no peito de Joana

Uma mulher acorda com um fio saindo seu peito e um mapa nas mãos. No mapa, símbolos e palavras que ela não compreende por não saber a qual nacionalidade pertence. Essa mulher, por não compreender o mapa, decide seguir esse fio pra ver onde seu peito a levará.

Participação Especial: Clarisse Abujamra

Exibição: 20/12/2020 às 16h00


Episódio 07

Bebê pronto, bebê sentado!

Uma moça grávida percorre um caminho completamente guiada pela sua barriga. Como uma grande bússola, sua barriga a conduz para um lugar onde ela poderá ver toda sua vida por um novo prisma.

Participação Especial: Miriam Mehler

Exibição: 21/12/2020 às 18h00

Episódio 08

O espelho de lágrimas

Nas ruas do Centro Antigo, um rapaz procura um espelho com o qual consiga se identificar.

Transitando pelas ruas estreitas, lembra-se de memórias confusas sobre protestos e repressão da cavalaria durante a ditadura militar. Ao chegar no Largo São Francisco, evoca Luís Gama, patrono da abolição da escravidão no Brasil, e reflete sobre a história de resistência do povo negro na diáspora. Escondido atrás de uma estátua, então, ele descobre a moldura de um espelho, e recebe um presente de um avô muito especial. Será que ele vai conseguir se ver refletido

Participação Especial: João Acaiabe

Exibição: 22/12/2020 às 18h00

Episódio 09

Esquinas Sonoras

São Paulo, verão de 2021. Um jovem de sobretudo importado e óculos escuros tem alucinações musicais após encontrar uma caixa em uma esquina de São Paulo.

Participação Especial: Renato Borghi

Exibição: 23/12/2020 às 18h00


A programação completa do Festival de Natal está nas redes sociais da Prefeitura:

bottom of page