top of page
Buscar

Estação Higienópolis-Mackenzie recebe a mostra “Visível do Invisível”

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, recebe no mês de fevereiro a exposição “Visível do Invisível”, ensaio fotográfico que surgiu a partir do Banho pra Geral – projeto idealizado pelo coletivo Casa de Vó e apoiado pelo Instituto de Políticas Relacionais.



A iniciativa, que tem como objetivo dar às pessoas em situação de rua um novo olhar sobre si próprios, conta com uma unidade móvel que dispõe de banheiros individuais com chuveiros e uma pia externa. Além de banho e kit de higiene, são oferecidos alimentos, cobertores e uma muda de roupas limpas.


Logo após o banho, a fotógrafa Paula Linhares Angerami proporciona uma experiência especial. Com uma polaroid, ela fotografa as pessoas atendidas e os presenteia com os retratos – revelados instantaneamente. Com este mimo, as pessoas recebem afeto e um reflexo de sua autoestima e dignidade.

São essas imagens, feitas logo após o tratamento acolhedor, que estão expostas na estação Higienópolis-Mackenzie, de 3 a 28 de fevereiro.


“A ViaQuatro visa incentivar a empatia de todos para com as pessoas que vivem em situação de rua, que, muitas vezes, se tornam ‘invisíveis’ no dia a dia. Trazer as fotografias ajuda a mostrar esse olhar acolhedor”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.


O número de pessoas que vive nas ruas de São Paulo cresceu 31% durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, havia 31.884 pessoas sem-teto na cidade, são 7.540 a mais do que o registrado em 2019, quando eram 24.344 nessa situação. Os dados fazem parte do censo da população de rua encomendado pela prefeitura.


Exposição “Visível do Invisível”

Estação Higienópolis-Mackenzie

De 3 a 28 de fevereiro

Comments


bottom of page