top of page
Buscar

Espetáculo inspirado nas tragédias Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona entra em cartaz

Especializados em teatro para a juventude, os núcleos Educatho e Sem Querer de Tentativas Teatrais se encontram em “3x1 Tebas”, inspirado na famosa trilogia tebana de Sófocles (496 a.C. - 406 a.C.), composta pelas tragédias “Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona”. O espetáculo estreia no dia 1º de março, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde segue em cartaz até 1º de abril.

Imagem: Danilo Molino

Com dramaturgia de Solange Dias, que tem se destacado como autora de espetáculos para crianças e jovens, a montagem parte das trajetórias de cada personagem relevante nas tragédias gregas e cria uma linha dramatúrgica contada em uma única obra.


Em cada obra, são definidos os pontos que dialogam com sua sequência para que a linearidade de “3x1 Tebas” não seja comprometida, respeitando-se inclusive as unidades de tempo, espaço e ação de cada obra. Na peça, Édipo, o novo rei de Tebas, precisa encontrar o verdadeiro assassino de Laio antes que terríveis profecias aconteçam e a peste destrua a cidade. Após seu exílio, busca em Colono um refúgio para sua família, mas, sua filha, Antígona, ao desacatar as ordens de Creonte, agora Rei, traz grandes consequências para o povo de Tebas.


A ideia do trabalho é criar uma releitura das ações humanas pelo olhar de Sófocles, unindo o clássico com o contemporâneo, o épico com o dramático e a Grécia com o Brasil. O grupo teve como ponto de partida para a criação as seguintes questões: “Quem são as Antígonas de hoje?”, “Há Édipos entre nós?”, “Podemos acreditar nos Tirésias da vida?”, “Qual a trajetória contemporânea do herói?” e “Quem são os mitos de hoje?”.


3x1 Tebas

De 1º de março a 1ª de abril.

Quarta a sábados, às 15h

Horário Especial: quarta às 19h30

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

Ingressos: gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Comentarios


bottom of page