top of page
Buscar

Equinox EV: SUV elétrico premium da Chevrolet

Foto do escritor: Vito ZanellaVito Zanella

Por Vito Zanella



O Equinox EV é o SUV premium da Chevrolet que chega dotado de recursos inteligentes que proporcionam uma experiência de condução muito mais prática e customizável, com a possibilidade inclusive da incorporação de novas aplicações e serviços ao longo da vida do veículo, que além de tudo é zero emissão. O Equinox EV estreia com dois motores elétricos, tração integral eAWD e bateria de 85 kWh. O conjunto proporciona autonomia de 443 km no ciclo do Inmetro. A velocidade de recarregamento é de até 22 kW (AC) e 150 kW (DC). O desempenho é de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos.



O design chama a atenção pela harmonia. Há faróis e lanternas Full-LED formando filetes horizontais com iluminação interativa, para-choques decorados com textura 3D, puxadores de porta embutidos para melhor aerodinâmica e traços que apontam a próxima tendência estética de automóveis desta categoria: a base da tampa do porta-malas mais proeminente. Como os smartphones mais modernos, o interior do Equinox EV traz uma atmosfera essencialista e tecnológica, com excelente nível de conforto para os cinco ocupantes. O motorista é contemplado com um pacote de recursos único na categoria. Começando pelo sistema One Pedal com dois níveis de atuação e aleta de regeneração, que tornam a condução muito mais prática. Tem ainda recursos avançados, como frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré e correção da direção em caso de risco de colisão lateral.



Mais um aspecto smart do Equinox EV é a climatização adaptativa da cabine. O cliente vai notar que a temperatura do ar-condicionado, volante e bancos se ajusta automaticamente conforme o clima externo. O ambiente pode ser pré-ajustado por dia e horário de acordo com a rotina do usuário. Outra inovação é o fato de o carro ser totalmente conectado. Ou seja, não requer um smartphone para projetar aplicativos e mapas online, por exemplo. Utiliza exclusivamente o sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e possíveis pontos de recarga. Tudo isso aparece na tela de 17,7”, que compõe o cockpit virtual. O mais extenso pacote de conectividade do mercado conta ainda com Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções do SUV à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos.



Segundo a Chevrolet, o Equinox EV traz tecnologias inspiradas em habilidades humanas. É capaz de identificar a aproximação de condutores pré-definidos por meio da chave eletrônica, dar boas-vindas ou se despedir por meio de diferentes animações das luzes externas, ajustar o sistema de climatização da cabine, bancos e volante de acordo com a temperatura externa e acionar a ignição sem a necessidade de apertar qualquer botão. Também não é necessário parear um smartphone para projetar aplicativos na tela do veículo, pois a sincronização de dados feita previamente é automática. O carro é capaz de reconhecer compromissos da agenda, sugerir o trajeto e indicar pontos de recarga, caso a energia da bateria seja insuficiente. O painel de instrumentos de 11 polegadas é configurável. São mais de 20 opções de setup, com informações que vão desde estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio.



O condutor dispõe do controle de cruzeiro adaptativo, dos alertas de colisão e de tráfego cruzado, da frenagem autônoma de emergência, além de correção da direção em caso de risco de colisão lateral. Outro equipamento inovador é o alerta de ponto cego até para bicicletas, que permanece ativo mesmo após o carro ser desligado para auxiliar o desembarque. O Equinox EV conta com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos - somando oito bolsas infláveis - e um interessante sistema de tração integral eAWD. Ele trabalha em conjunto com os dois motores elétricos e os sistemas eletrônicos de tração, estabilidade e frenagem para maior controle do veículo.



A atmosfera tecnológica da cabine ganha uma pitada extra de requinte com as luzes ambiente translúcidas na porção central direita do painel. São 26 opções de cores. Já o porta-malas tem capacidade para 441 litros, somando o compartimento extra localizado na parte inferior. Banco do motorista com ajuste elétrico, memória e alerta vibratório; teto solar elétrico panorâmico; tampa traseira com abertura elétrica por aproximação; alerta de esquecimento de pessoas no banco de trás e pneus e vidros antirruído engrossam a lista de equipamentos de série do veículo.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


Comments


bottom of page