Buscar
  • Roberto Maia

Em 2022, Paulistão terá edição histórica e novo modelo de transmissão dos jogos

Por Roberto Maia


O Brasileirão 2021 caminha para a sua reta final e o futebol paulista já conhece os grupos e as datas do Paulistão Sicredi 2022. Maior e mais antigo campeonato do País, terá a sua 120ª edição com várias novidades para clubes, jogadores e torcedores.


A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou o sorteio dos grupos na terça-feira, dia 9. O início do torneio será no dia 26 de janeiro e a final em abril. Diferentemente dos anos anteriores, a competição foi adiantada por causa da Copa do Mundo que será no final do ano.

O São Paulo é o atual campeão do Paulistão. Criado em 1902, o torneio é a mais antiga competição de futebol do País. (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O regulamento não mudou e as equipes continuam enfrentando todos os clubes menos os que integram o seu próprio grupo. A primeira fase da competição terá 12 rodadas. Serão rebaixados para a Série A2 os dois piores times na classificação geral.


Classificam-se para as quartas de final o primeiro e o segundo colocado de cada grupo. Já as semifinais serão definidas de acordo com as campanhas nas somatórias das fases. Estas duas fases terão jogos único, enquanto que a final terá confrontos de ida e volta.


Todas os jogos do Paulistão 2022 terão a presença do VAR (Árbitro de Vídeo), tal como já aconteceu este ano.

Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos novamente encabeçam os quatro grupos do Campeonato Paulista. (Foto: Artes/Paulistão)

Novidade para os atletas será a nova bola oficial do Campeonato Paulista. Inovadora e ecológica, a estrela dos gramados foi desenvolvida pela Penalty e recebeu o nome de S11 Ecoknit. Segundo a empresa, ela é a bola mais sustentável do mundo, tendo sido aprovada pela FIFA com certificação máxima.


Produzida com borracha natural, fio biodegradável, materiais extraídos da cana-de-açúcar e tecido reciclável obtido a partir de garrafas Pet (quatro garrafas e meia para cada bola), ela resulta em velocidade constante, precisão, performance e durabilidade, além de não absorver água e garantir mais conforto aos atletas.


Os torcedores também terão novidades nas formas de assistir aos jogos. A competição terá um novo modelo de transmissões baseado em multiplataformas e inovações tecnológicas.


Após décadas de exclusividade da Globo, a Record ganhou a concorrência e irá exibir o Campeonato Paulista na TV aberta. Também haverá transmissão simultânea no Play Plus; no canal oficial do Paulistão no YouTube; nas plataformas HBO Max e Estádio TNT Sports, além do aplicativo Paulistão Play. Ainda há negociações em andamentos para a transmissão no pay-per-view.


A TV Record e o YouTube transmitirão 16 partidas, sendo um jogo por rodada, incluindo quartas de final e semifinais. As finais serão transmitidas através de todas as plataformas.

A HBO Max e Estádio TNT exibirão 28 jogos ao longo do Paulistão, sendo 24 da primeira fase, um das quartas, um da semifinal e as duas partidas finais.


A FPF informa que pretende criar novos modelos de transmissões em seu canal do YouTube, onde haverá a possibilidade de escolha da narração, estatísticas em tempo real e ângulos nunca vistos antes.



Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.