Buscar
  • Pe. Ezequiel Dal Pozzo

Educador é o que ensina a refletir

Por Pe. Ezequiel Dal Pozzo

Imagem: Freepik

Educar é viajar pelo mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que sabemos e passamos para nos transformar no que somos.


O melhor educador não é aquele que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que enxerga o que é tangível aos olhos, mas o que vê o intangível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.


Educar é ajudar o outro a extrair de dentro de si, o que há de melhor e ver a sua própria essência brilhando, do lado de fora.


Não é tarefa fácil, educar os outros e nem si. Somos diferentes uns dos outros e formar o ser humano exige dedicação e persistência e esvaziar-se dos preconceitos é a condição básica para aprender a aprender.

É preciso aprender e a ajudar a intuir, a ser criativo, a mergulhar para dentro, a sobreviver emocionalmente as tensões da vida e especialmente, a refletir.


Maria, a maior educadora da história, que educou Jesus, nos educa para a inquietação que leva à reflexão. Diante das situações que enfrentava, mesmo sem entender, Ela guardava as palavras do Filho em seu coração. As guardava como um tesouro, para depois apreciá-las, observá-las e penetrar em seu conteúdo grandioso e profundo.


Educar é refletir, é amar, é viver!


O melhor educador é aquele que aprende todos os dias e ensina a viver.


Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)