top of page
Buscar
Foto do escritorCoronel Camilo

Educação, equilíbrio e respeito andam juntos

Por Coronel Camilo


Foto: Anderson Santos

O assunto que estava quase pronto para este artigo era outro, mas não tive como deixar de escrever novamente, na mesma linha da semana passada, sobre o novo e triste fato acontecido em mais um debate na campanha à prefeitura de São Paulo: a agressão, de forma covarde, a um integrante da equipe do prefeito Ricardo Nunes. Fato lamentável em qualquer situação, mais ainda por se tratar de um programa gravado e assistido por milhares de pessoas.


Para início de conversa, nos meus 45 anos de vida militar e pública (comandante-geral da PM, vereador, deputado estadual, secretário executivo na Segurança Pública, subprefeito), sempre tive uma conduta focada, principalmente, no respeito ao próximo para nortear todas as minhas ações. Esse norte, aliás, foi mais solidificado quando ingressei nas fileiras da Polícia Militar, onde servi por 33 anos.


Nos meus anos de escola pública - sempre estudei em escolas públicas -, em Ferraz de Vasconcelos, aprendi que a educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Ela não apenas proporciona conhecimento e habilidades, mas também transforma vidas, abre portas para oportunidades, promove a igualdade e contribui para uma sociedade mais justa e próspera.


Já na Academia do Barro Branco, a civilidade nos foi apresentada nas pequenas coisas. Arrumar a cama ao levantar, manter- se asseado, farda e botas limpas, cumprir horários e normas. Essas, que parecem pequenas coisas, me ajudaram na caminhada da carreira militar até chegar à política. Contudo, o principal era o respeito às pessoas, às regras, à boa convivência, aos bons costumes.


Falei da minha trajetória para chegar até o cenário político atual, onde, entre os candidatos a prefeito de São Paulo, os valores essenciais como a cidadania, a ética e a responsabilidade social e, principalmente o respeito, foram deixadas de lado por alguns, trocados por poucos segundos de mídia virtual, ou como chamam, para os “cortes”. Lamentável.


Como pode um debate político ser ringue de batalha ao invés de apresentação de propostas e programas para o bem estar do munícipe? A educação, saúde, segurança, mobilidade, acessibilidade, inclusão e consciência ambiental deveriam ser prioridade na fala dos candidatos. Provocações e ataques infundados só nos levam a crer que estamos bem longe de um pleito de gente realmente engajada e educada.


Tocar uma cidade de 12 milhões de habitantes, 17 mil quilômetros de ruas, números bem maiores do que muitos países registram, só com equilíbrio, responsabilidade, integridade e respeito. Respeito pelas pessoas em primeiro lugar, respeito no uso dos recursos públicos, respeito com as coisas públicas, pois estas últimas não são só nossas, mas de todos os cidadãos.


Na Subprefeitura da Sé, encaramos muitos desafios todos os dias, de todas as situações e matérias, contudo, com ponderação, inteligência e respeito resolvemos quaisquer questões. Violência não se combate com violência, mas com sapiência.




Coronel Camilo é formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.


Comments


bottom of page