Buscar
  • Vito Zanella

Eclipse Cross 2023: novo design, mais capacidade de porta-malas e opções de acabamento

Por Vito Zanella


A Mitsubishi Motors apresenta no mercado brasileiro a linha Eclipse Cross 2023, SUV compacto que traz o mesmo DNA 4X4 característica da marca dos três diamantes, com design renovado, alta tecnologia embarcada e motor turbo. Produzido na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a linha Eclipse Cross 2023 tem como principal novidade o design externo, totalmente renovado. A começar pela traseira, que foi totalmente redesenhada. A mudança proporcionou ao modelo um ganho na área do porta-malas de 14% em relação à versão anterior. Os faróis traseiros chegam em LED e também foram redesenhados de forma a harmonizar com o novo design da tampa do porta-malas. O mesmo ocorreu com o para-choques traseiro pintado na cor do veículo e que traz acabamentos em prata ou em black piano nas versões HPE, HPE-S e HPE-S S-AWC. O skidplate integrado é de série e pode vir em preto ou na cor da carroceria, de acordo com a versão. Disposto acima do porta-malas, o aerofólio traseiro também foi redesenhado e chega na cor da carroceria. As laterais também mudaram e agora trazem molduras logo abaixo das portas pintadas na cor do veículo. As rodas de 18 polegadas em liga leve trazem novo design e reforçam o aspecto esportivo do Eclipse Cross 2023.


A parte dianteira está ainda mais esportiva, graças ao novo desenho das luzes de neblina, ambos em LED nas versões HPE, HPE-S e HPE-S S-AWC. Na versão de entrada GLS, os faróis halógenos também foram redesenhados. O DRL ficou na parte superior dando uma impressão de faróis extremamente afilados, remetendo ainda mais modernidade e tecnologia. A grade da entrada de ar frontal também foi atualizada, de forma a oferecer um visual mais arrojado. Ela é revestida com acabamento em black piano ou em preto, de acordo com a versão.


Segundo a Mitsubishi, a linha Eclipse Cross foi projetada para oferecer a seus clientes uma experiência premium ao motorista e demais ocupantes, muito por conta da alta tecnologia embarcada, aliada a um acabamento de primeira linha. Na linha 2023 essa proposta fica ainda mais evidente. A começar pelo aumento na opção de cores do couro que reveste bancos e acabamentos de porta e do porta-objetos entre os bancos da frente. Além do preto tradicional, o cinza “Arctic Gray” está disponível aos clientes do novo Eclipse Cross. Nas versões topo de linha (HPE-S, S-AWC e HPE), os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico e sistema de aquecimento para os dias de temperaturas muito baixas. Em todas as versões, os bancos da frente são oferecidos com design esportivo, espuma de dupla densidade com retenções laterais e uma linha central que deixa o corpo em posição perfeita para a condução, sem cansar no trânsito das grandes cidades e muito confortável em viagens longas. Já os bancos traseiros são reclináveis, com oito níveis de inclinação do encosto (16º a 32º), maximizando o conforto de quem viaja no banco de trás.

O sistema Keyless de partida permite aos clientes abrir e fechar o veículo somente por meio da aproximação da chave, que pode permanecer no bolso ou na bolsa. Para entrar no veículo, basta se aproximar – tendo a chave com você – e apertar um botão na maçaneta da porta do motorista. O botão Start/Stop é pressionado não apenas para dar a partida no motor, mas também para que os espelhos retrovisores se abram e os sistemas de head-up display seja acionado. Para otimização do espaço interno, o sistema de freio de estacionamento é eletrônico, o que permitiu a substituição da tradicional alavanca por um botão que aciona ou desliga automaticamente os freios. Ele também é equipado com o sistema Auto Hold, para trazer ainda mais conforto ao condutor do Eclipse Cross. Para acionamento manual, basta pressioná-lo. Um dos destaques da cabine do novo Eclipse Cross 2023 é a central multimídia premium da marca JBL. O sistema adiciona ao painel uma tela capacitiva de 7 polegadas com respostas rápidas, áudio streaming de última geração. O dispositivo também oferece as tecnologias Android Auto e Apple Car Play, para conectividade com smartphones.


Motorização - Em todas as versões, o Eclipse Cross 2023 conta com o moderno motor MIVEC Turbo 1.5L de dupla injeção, 165 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque. O powertrain é combinado à transmissão CVT com sistema INVECS III, que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista. Para mais esportividade, o câmbio tem tecnologia que simula uma transmissão de oito velocidades com Paddle-Shifters na coluna de direção que permitem trocas manuais de marcha.


A versão topo de linha conta com o exclusivo Super All-Wheel Control (S-AWC), um sistema de controle dinâmico integrado à tração 4WD, que garante uma rodagem segura em qualquer tipo de piso. Com um acoplamento eletromagnético, o sistema controla automaticamente a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro.O motorista pode optar por três modos de condução: AUTO, SNOW ou GRAVEL, dependendo das condições de cada tipo de terreno, visando melhorar a precisão na condução e estabilidade, sobretudo em vias escorregadias.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.