Buscar
  • Vito Zanella

Duster 2023 ganha motor turbo TCE 1.3 Flex na versão Iconic

Por Vito Zanella


A linha 2023 do Renault Duster 2023 traz como novidade a ampliação da gama de versões com a adoção do novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, combinado ao câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas na versão Iconic. Com isso, o SUV mais vendido da marca no país se torna ainda mais dinâmico e ágil, graças à nova potência de 170 cv e ao maior torque do segmento de 27,5 kgfm. E acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h.


O SUV também traz, como novidades para a linha 2023, a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série. O veículo passa a ser oferecido em cinco versões: Zen, Zen CVT XTRONIC, Intense CVT XTRONIC e Iconic CVT XTRONIC – todas com motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTRONIC, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.

Na versão Zen, o modelo traz barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete. Como opcionais tem Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”. A Zen 1.6 SCe CVT XTRONIC vem com todos os iens da versão Zen, mais câmbio CVT XTRONIC e ponteira do escapamento cromada. Como opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”. Já a Intense 1.6 SCe CVT XTRONIC apresenta todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC, mais grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.

A versão Iconic 1.6 SCE CVT XTRONIC vem com todos os itens da versão Intense - CVT XTRONIC, mais sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço. Por fim, a Iconic Turbo TCe 1.3 CVT tem todos os itens da versão Iconic - CVT XTRONIC, mais o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas.


O Duster também tem quatro kits exclusivos com mais de 26 acessórios, para atender às necessidades específicas de cada cliente. A instalação destes kits ocorre nas concessionárias Renault. São eles: Kit Conforto, com tilt down, apoio de braço e tapete de carpete; Kit Família, que traz Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo; Kit Viagem, com barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora; e Kit Aventura, que oferece proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.