Dia Mundial da Fotografia: quando uma imagem vale por mil palavras
top of page
Buscar

Dia Mundial da Fotografia: quando uma imagem vale por mil palavras

Uma das invenções mais revolucionárias da humanidade, a fotografia recebe homenagem no mês de agosto


Dia 19 de agosto é conhecido como o Dia Mundial da Fotografia, data em que diversos fotógrafos e veículos especializados celebram com lindas imagens.


A escolha da data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a "nova invenção" como "um presente para o mundo livre", desenvolvida por Louis-Jacques-Mandé Daguerre (1787 -1851).


Em 1941 foi patenteado por William Fox Talbot (1800-1877) o calótipo, processo de fotografia utilizando imagens em negativo-positivo e permitia a impressão de várias cópias em papel, método usado até hoje criado. Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia e deu origem a uma disputa pela autoria de "inventor da fotografia".


Outro que pensou em entrar na disputa como responsável pela invenção da fotografia foi Hippolyte Bayard (1801 - 1887). Porém, Bayard deixou de ser oficialmente reconhecido como um dos inventores da fotografia ao ser convencido por François Arago, um amigo de Louis Daguerre, a adiar o anúncio de sua invenção à Academia Francesa de Ciências.


A injustiça, no entanto, garantiu a Bayard algum pionerismo: é dele aquela que é considerada a primeira fotografia posada, "Autorretrato de um homem afogado". Na imagem, o inventor simula seu próprio suicídio. No verso da fotografia, ele escreveu um texto que dizia ter se matado pela falta de reconhecimento do governo francês.

O processo sofreu diversas mudanças e aprimoramentos, até que, em 1884, o americano George Eastman (1854-1932) desenvolveu o rolo de filme. Quatro anos depois, ele fundaria a Eastman Kodak Company, ou simplesmente Kodak. No século XX, a empresa se tornaria um império, inclusive no mundo cinematográfico. Porém, com a revolução digital na virada do milênio, a empresa decretou falência em 2012 e hoje, a forma mais tradicional de registrar as imagens é o por meio de celulares.


Registros históricos

O coordenador da Assessoria de História, Filosofia e Sociologia do Sistema Positivo de Ensino, Norton Frehse Nicolazzi Junior lembra que a fotografia veio inicialmente para ocupar o lugar dos retratistas - pintores que eram contratados para fazer retratos. “Com o avanço tecnológico, o tempo de exposição foi ficando cada vez menor e o uso da fotografia foi ultrapassando o espaço de apenas retratos para outros serviços, sempre com o intuito de registrar um momento”, expõe.


Tanto que, historicamente os impactos da fotografia foram incontáveis. “Culturalmente, a forma dos registros se alterou, as fotografias passaram a compor os diários, jornais e trouxeram cenas muito importantes, valorizadas como registro histórico. “Se olharmos para o final do século XIX e início do século XX, por exemplo, muitos registros são icônicos até hoje. É só ver os vários bancos de imagem que temos e a maneira como a gente lida com imagens. Fotografias iconográficas, por exemplo, da celebração do final da Segunda Guerra Mundial, da criança vietnamita que foi atingida por Napalm, são muito importantes para a história, nos ajudam a interpretar todo o passado e trazem informações muito importantes para os historiadores e para a sociedade se reconhecer enquanto sujeito histórico”, afirma Nicolazzi. 


Um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, Henri Cartier-Bresson, uma vez disse que "de todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-las voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória".


Abaixo, separamos uma galeria com as 10 melhores fotos do The Sony World Photography Awards 2019. Aqui, você consegue conferir as 30 vencedoras. Qual a sua favorita?


bottom of page