Buscar
  • Redação JBA

Dez museus para visitar do sofá da sua sala

Em tempos de pandemia, viajar e visitar museus são atividades complicadas de serem realizadas, dado ao grande risco de contaminação em espaços com aglomeração.

Mas e se, com um único clique, as pessoas pudessem apreciar o quadro da Mona Lisa, no conforto do seu sofá?


É claro que nada supera fazer uma visita real a qualquer um dos locais onde estas obras estão expostas, para sentir o cheiro da tinta das pinturas, ou ver mais de perto os trabalhos de alguns dos mais renomados pintores e escultores dos séculos passados. Mas, por enquanto, essa é a maneira mais segura de matar a saudade dos museus: através de um computador ou mesmo de um smartphone com acesso à Internet.


Confira dez obras famosas que podem ser visitadas virtualmente:

1 – A Capela Sistina nos Museus do Vaticano

Raramente alguém encontraria a Capela Sistina vazia como a vai encontrar através desta visita virtual. Se por um lado é verdade que com pessoas é mais entusiasmante, por outro o visitante poderá ver com mais atenção todos os detalhes desta magnífica obra no Vaticano.

Visite a Capela Sistina aqui.


2 – Museu Casa de Anne Frank, em Amsterdã

O Museu Casa de Anne Frank, conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Virtualmente é possível assistir a diversos vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank, visitar a casa onde ela e a família ficaram escondidas por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e também a casa onde moravam antes da grande guerra. Quem tiver disponível óculos de realidade virtual poderá usá-los em uma sessão especial.


3 - Museu Frida Kahlo, no México

La Casa Azul foi o lugar onde Frida Kahlo, a artista latino-americana mais renomada do mundo, nasceu, viveu e deu o último suspiro. Diego e Frida a encheram de cores, de arte folclórica e de peças pré-hispânicas para mostrar a admiração pelos povos e culturas do México. Acesse o site para o tour virtual.


4 – Museu Van Gogh, em Amsterdã

Abriga a maior coleção de obras de arte de Vincent van Gogh (1853-1890) no mundo. A coleção permanente inclui mais de 200 pinturas de Vincent van Gogh, 500 desenhos e mais de 750 cartas. O museu também apresenta exposições sobre vários assuntos da história da arte do século XIX. Acesse o site para o tour virtual.


5 - La Galleria Nazionale, na Itália

Mantém a coleção completa de arte internacional e italiana do século XIX ao XXI, composta por 20.000 obras de arte, incluindo pinturas, desenhos, esculturas e instalações, e representa os principais movimentos artísticos dos últimos dois séculos. Do neoclassicismo ao impressionismo, divisionismo e vanguardas históricas do início do século XX, Futurismo, Surrealismo, o grupo mais notável de obras das décadas de 20 a 40, do movimento do Novecentista à chamada Scuola Romana, do Pop Arte para Arte Povera, arte contemporânea e muito mais são representados e exibidos na coleção e no espaço da La Galleria Nazionale. Acesse o site para o tour virtual.


6 – Museu Arqueológico de Atenas, na Grécia

Este museu em Atenas é um dos mais significativos do planeta quando o tema é pré-história e antiguidade. O espaço preserva boa parte do que restou dos adornos da Acrópole de Atenas, além de outras construções e obras de arte importantes para o país e toda a civilização ocidental, de múmias a máscaras funerárias egípcias. O site do museu contempla fotos e explicações de suas coleções e exposições temporárias e permanentes, enquanto que pelo Google Arts & Culture você pode navegar por seus corredores como se estivesse lá. Não deixe de ver a galeria que expõe as cinco Cariátides.


7 – Palácio de Versalhes, na França

Consagrado um dos palácios mais famosos do mundo, Versalhes, residência do rei Luis XIV e símbolo da antigo regime monárquico, também esbanja da oportunidade de tours online entre seus cômodos por meio do Google Arts & Culture. Com a tecnologia 3D e 360º, visitantes podem visitar obras-primas de retratos reais aos interiores icônicos, ou passear despretensiosamente na Galeria dos Espelhos, no Quarto do Rei e nos lindíssimos jardins do complexo.

8 – Museu Nacional de Antropologia, no México

Aberto a mais de cinco décadas, o museu de antropologia do México guarda em seu interior indícios e obras que contam mais sobre o desenvolvimento e história do país. A sala principal, que também pode ser acessada virtualmente, é dedicada inteiramente aos Astecas, também conhecida como o povo mexica pelos mexicanos. Nela, é possível ver o famoso calendário asteca, a Pedra Sol, além dos demais vestígios arqueológicos e antropológicos do passado. Acesse o site para o tour virtual.


9 – British Museum, em Londres

Dois milhões de anos em história e cultura da humanidade estão guardados no British Museum. São mais de oito milhões de objetos em seu interior, com peças como a Pedra de Roseta, fragmento de pedra egípcia que foi fundamental para a compreensão moderna dos hieróglifos e deu início a um novo ramo do conhecimento, a egiptologia; e os frisos do Partenon de Atenas, conjunto de esculturas do século 5 até hoje considerado um dos mais belos do mundo. Na visita virtual, veja com calma as peças do seu acervo e também os detalhes sobre cada uma das galerias. Para uma visita mais realística, siga os passos por dentro dos seus corredores através do Google Arts & Culture.


10 - Teatro-Museu Dalí, na Espanha

Possui uma grande quantidade de obras que descrevem a trajetória artística do artista, desde os primeiros trabalhos até suas criações surrealistas. Inaugurado em 1974, o espaço foi projetado pelo próprio Dalí. Foi construído sobre as ruínas do antigo Teatro Municipal da cidade (séc. XIX), e destruído durante a Guerra Civil Espanhola. Situado na Praça Gala-Salvador Dalí, é um dos museus mais visitados de toda a Espanha. O museu está decorado com elementos surrealistas, sobressaindo sua cúpula metálica. Debaixo dela, desde 1989 descansa os restos do genial e excêntrico artista, segundo seu desejo expresso em vida. Acesse o site para o tour virtual.

5 visualizações0 comentário