top of page
Buscar

Curta-metragem Humanidade mostra histórias de de pacientes e profissionais de saúde durante covid-19

Filme também apresenta como surgiu projeto da ONG ImageMagica, Conexões do Cuidar, que traz reflexão sobre a importância do cuidado humanizado

A ONG ImageMagica lançará, no próximo dia 21/03, um curta-metragem que mostra os bastidores do trabalho de profissionais de saúde e da luta de pacientes para sobreviver à doença durante a pandemia do coronavírus.


Intitulado Humanidade, o curta é produzido pela produtora “NÓS”, com direção de Ana Cláudia Streva e Selma Perez e estará disponível no canal do Youtube da ONG.


O filme se divide entre a rotina intensa de profissionais de saúde e a luta de pacientes pela sobrevivência nas primeiras semanas de combate ao coronavírus na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), em 2020, e os relatos emocionantes desses mesmos profissionais e pacientes após enfrentarem esse período de medo e tensão.


Foi nesse cenário que a ONG ImageMagica desenvolveu atividades que auxiliassem no atendimento humanizado nos hospitais, como a criação do crachá humanizado, para que o profissional de saúde fosse reconhecido por trás de toda a paramentação, e as videochamadas, em que o paciente pudesse ter contato com a família dentro da UTI.


A Dra. Ana Claudia Arantes, médica geriatra paliativista que liderou o debate público para tornar lei o direito de pacientes internados receberem videochamadas de familiares, cedeu depoimento para o curta. Ela reflete que esse projeto mostra como, no fim, é o contato humano que ajuda a salvar as pessoas. “Tudo o que a gente passou nessa pandemia mostrou que a única coisa que realmente vai fazer a história de cuidado, da medicina e da saúde mudar é esse aspecto de reconhecer que é um ser humano cuidando de outro ser humano”, ressalta.


José Beraldo, o primeiro sobrevivente do coronavírus em Ribeirão Preto, foi atendido pelo projeto e sua história de superação é um dos destaques no curta. Após ficar 21 dias na UTI e 15 dias entubado, parecia que ele não se recuperaria. E nesse momento de isolamento, foram as videochamadas que o conectaram à sua família. “Quando José Beraldo teve alta, não tinha quem não chorasse nesse hospital. Mesmo quem nunca atendeu ele. Não tinha quem não vibrasse, era uma vitória de todo mundo”, comenta a Dra. Anna Cristina Bertoldi, médica emergencista.


Além de José Beraldo, o filme conta outras histórias de superação, união e de despedidas dolorosas. As diretoras Ana Cláudia Streva e Selma Perez capturaram todos os lados de uma pandemia sem romantizá-la. Mostraram as complexidades de um cenário tão incerto e que, apesar de tudo, o cuidado humano importa.



Sinopse

HUMANIDADE nos permite mergulhar em histórias fortes de superação de pacientes e profissionais de saúde ao longo da epidemia de Covid-19. Diante da incerteza de uma doença ameaçadora, de uma rotina desgastante e exaustiva, equipes de saúde se desafiam a achar novas formas de cuidar. A empatia com as famílias de pacientes isolados, videochamadas que marcam despedidas dolorosas e incertas, pautam essa rotina de cuidado. A desafiadora mudança de paradigma de reconhecer que é um ser humano cuidando de outro.


Sobre ONG ImageMagica

A ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua para ampliar o acesso e o direito à cultura. A partir de projetos socioculturais, possui o objetivo de potencializar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que contribuam para a sensibilização no olhar para o outro e para o mundo, transformando realidades. Fundada em 1995, pelo fotógrafo e empreendedor social André François, mais de 470 mil pessoas já foram alcançadas por suas iniciativas. Saiba mais em: https://imm.ong/

Comments


bottom of page