Buscar

Cuidados em tempo de pandemia

Atualizado: Jul 7

Por Coronel Camilo

Em tempos de pandemia, é fundamental a compreensão de todos. É importante que as pessoas sigam as diretrizes divulgadas diariamente pelas autoridades para evitar a proliferação da doença. Infelizmente, ao cruzar avenidas importantes da cidade, encontramos muita gente aglomerada ao ponto de não usar as máscaras de proteção, atitude que segue na contramão no combate ao Coronavírus. Nas ruas temos a obrigação de manter a máscara.

Obviamente que o setor considerado essencial não para, mas não podemos misturar o trabalho com passeios e outros tipos de lazer-flagrados corriqueiramente, inclusive nas praias da Baixada Santista, onde o número de casos também é expressivo. Na tentativa de fazer com que as famílias permaneçam em casa, os governos Estaduais e Municipais viabilizam a antecipação dos feriados. A atitude é para evitar saídas desnecessárias. Só devemos deixar as casas e apartamentos em caso de urgência ou trabalho que se mantenha presencial.

Mesmo assim, os cuidados devem ser dobrados. Um fato importante a ser destacado é a ida ao mercado e farmácia, por exemplo. Ao acessar esses estabelecimentos, e mesmo nas ruas do Estado de São Paulo, o cidadão deve estar protegido pela máscara, seja ela descartável ou de pano. Na semana passada, foi mostrado na imprensa um jovem que alegou estar comprando remédio para a vó se irritou ao ser abordado por outro um cliente da farmácia em Itaquaquecetuba. Ele estava com a máscara para trás, sem cobrir o nariz, o que não é indicado para evitar a contaminação. Mesmo ao ser questionado pelo público presente no local, ele preferiu ignorar o apelo e seguiu com o uso incorreto da máscara. 

De uma maneira geral, neste tempo crítico para a saúde, também é preocupante o descarte dos acessórios que evitam a doença. Há casos de pessoas jogando máscara na rua ou dispensando o objetivo nos assoalhos dos transportes públicos, colocando em risco os demais usuários que dependem do sistema.

Vamos agir pelo próximo. Nos condomínios fique em casa ou ao utilizar elevadores ou demais áreas, saiam protegidos, lavem bem as mãos quando voltarem. São medidas que podem fazer toda a diferença neste momento. Não viagem no feriado antecipado - a alteração no calendário foi feita justamente para manter a quarentena. Faça sua parte e vamos vencer a doença.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

12 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br