Buscar
  • Vito Zanella

Cronos 2023: novo câmbio CVT e motor Firefly 1.0

Por Vito Zanella


A Fiat tem em sua história cerca de 1,6 milhão de sedans compactos emplacados no Brasil desde 1983. Parte importante disso, o Cronos é o sedan mais vendido da América do Sul com mais de 220 mil unidades. Desses, cerca de 110 mil foram comercializados no Brasil. Agora sua linha 2023 traz novidades para seguir essa trajetória de sucesso. O Cronos 2023 chega com novo motor, novo câmbio automático e mudanças no design por dentro e por fora. Além disso, passa a ter cinco opções: Cronos 1.0, Cronos Drive 1.0, Cronos Drive 1.3, Cronos Drive 1.3 Automático e Cronos Precision 1.3 Automático. Os preços sugeridos vão de R$ 74.790,00 a R$ 93.490,00.


O Cronos 2023 traz como novidade o câmbio automático tipo CVT com sete velocidades simuladas associado ao avançado motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência, uma combinação que irá proporcionar maior suavidade na condução e melhor dirigibilidade, além de ter menor consumo. A transmissão CVT oferece três modos de condução: automático, manual e sport, que é voltado para quem busca uma condução ágil. A nova linha 2023 do sedan também passa a contar com o motor Firefly 1.0.


O Cronos também está renovado na linha 2023 em relação ao visual. Ele agora vem com mudanças na grade frontal que apresenta nova colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade ao visual, além de novas opções de rodas e calotas para todas as versões. Por dentro, está ainda mais atraente com nova opção de interior em couro no tom Espresso Brown em bancos e painéis de portas, deixando o modelo mais sofisticado e aconchegante. O volante também passou por atualizações em todas as versões e agora segue a linha adotada em outros modelos da marca.

A versão de entrada 1.0 MT do Cronos já vem de série com itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, rodas em aço 14”, iTPMS (indicação individual do pneu com baixa pressão), ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio. Além de todos equipamentos da versão anterior, a versão Drive 1.0 MT ainda traz de fábrica central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.

A linha 2023 do Cronos Drive 1.3 com câmbio manual vem de série com todos os equipamentos da versão Drive 1.0 MT, mas aqui com motor 1.3 Firefly. Como opcional, está o pack que traz o conceito italiano S-Design, com um um visual bem mais esportivo e exclusivo. Além de todos os itens da versão anterior, a Drive 1.3 AT conta com o novo câmbio automático CVT, controle de estabilidade, controle de tração, piloto automático, Hill Holder e modo Sport.


A versão Precision 1.3 AT, topo de gama da família do Cronos, tem, além de todos os equipamentos da Drive 1.3 AT, roda de liga de 16", chave presencial keyless enter n´go, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelho retrovisor elétrico, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, câmbio borboleta (paddle shifters), apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas. Para completar, como opcional, tem interior em couro marrom.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.