Por Vito Zanella
A Hyundai escolheu o Brasil para ser o primeiro país do mundo a receber a versão N Line do SUV Creta Nova Geração. Modelo vem com design diferenciado, combinando esportividade e elegância, e elevado conteúdo de segurança, conectividade, conforto e conveniência. O Creta Nova Geração foi lançado no Brasil em setembro de 2021. Desde então vem se consolidando entre os líderes de seu segmento. Devido a esse sucesso local, o Brasil foi escolhido para receber a primeira versão global N Line do SUV Hyundai Creta, que poderá ser expandida para outros mercados em breve, motivada pela consolidação dos SUVs na preferência dos consumidores ao redor do mundo.
A versão N Line do Creta Nova Geração chega ao mercado com itens que destacam sua esportividade sofisticada, reforçando a atual linguagem de design da Hyundai. Disponível nas cores preto Onix, azul Sapphire, branco Atlas (com teto preto), prata Brisk (com teto preto) e cinza Silk (com teto preto), seu visual exterior conta com conjunto de para-choques dianteiro e grade frontal com novos elementos. As novidades passam ainda pelas saias laterais e traseira, espelhos e barras de teto em preto brilhante, a moldura da coluna C em grafite, e o emblema N Line na grade frontal, para-lamas e rodas, acentuando a esportividade. Pela primeira vez em um produto fabricado no País, o emblema da Hyundai na grade dianteira tem acabamento escurecido, no lugar do tradicional acabamento cromado. Além dos faróis e das lanterna em LED com acabamento escurecido, o novo integrante da família Hyundai Creta traz também rodas de liga leve de 17 polegadas, com design único, e a inédita saída de escapamento com duas ponteiras visíveis.
O interior da nova versão também ganhou detalhes atraentes e sofisticados. Com acabamento em preto na parte interna e detalhes em grafite no volante, no painel, no console e nas portas, o Hyundai Creta N Line disponibiliza nova alavanca de câmbio, pedais esportivos em metal e banco revestido em couro sintético com costura na cor vermelha, acabamento que também está presente no descanso de braço central, nas portas e no volante. Já o teto solar panorâmico segue sendo um dos pontos altos da versão, oferecendo uma das áreas envidraçada mais amplas disponíveis. O Creta N Line traz itens exclusivos do pacote Hyundai SmartSense quando comparado com as outras especificações disponíveis. Entre as novidades, estão o sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência e centralização em faixa, farol alto adaptativo e detector de fadiga – itens até então disponíveis apenas para o Hyundai Creta Ultimate, topo de linha.
O Sistema de Frenagem Autônomo age em situações em que há risco de colisão frontal com pedestres e outros veículos. A tecnologia de Assistente de Permanência em Faixa fornece um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista de forma não intencional. Já o Assistente de Centralização em Faixa mantém constantemente o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente, caso não haja marcação no solo. Para completar a lista dos recursos SmartSense, o Detector de Fadiga analisa o nível de atenção do motorista com base em fatores como padrão e tempo de direção ou quando o veículo à frente começa a se mover após uma parada sem ser acompanhado. Nesses casos, o recurso fornece avisos como recomendação para um descanso. Há, ainda, o sistema de Farol Alto Adaptativo que, ao dirigir à noite, detecta o brilho das luzes dos veículos que se aproximam e ajusta automaticamente a intensidade dos faróis, evitando o ofuscamento da visão do motorista que está no sentido oposto. Após o cruzamento, a intensidade dos faróis é retomada automaticamente.
Motorização e suspensão - O motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível e elevada eficiência equipa o Creta N Line. Ele entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm. A transmissão automática é de seis velocidades e, com o sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporciona uma economia de combustível ainda maior. O Creta N Line também contempla mudanças exclusivas no chassi. A experiência de dirigir a versão é mais dinâmica por conta dos novos amortecedores e molas, que deixaram as suspensões dianteira e traseira mais rígidas e uma nova calibração que deixou a direção elétrica ainda mais filme.
Conectividade Bluelink - Assim como nas versões Platinum e Ultimate, o Hyundai Creta N Line tem a central multimídia BlueNaV, de 10,25 polegadas. Há também um pacote exclusivo de funções do Bluelink para oferecer mais segurança, com recursos como a Smart Camera 360º, que permite também o monitoramento remoto do entorno do veículo; mais conforto, com as funcionalidades de climatização e comando de voz; e mais conveniência aos condutores, através das ferramentas de busca de pontos de interesse, localidades em tempo real, informações do tráfego e o modo guia de destino, todas atuando diretamente no GPS do veículo. O pacote de uso do Bluelink será gratuito nos seis primeiros meses de uso. Após este período, os serviços terão mensalidade a partir de R$ 29,90.
N Line - A marca N foi criada em 2015 com a missão de ampliar o portfólio de produtos da Hyundai, desenvolvendo veículos de alta performance com foco em pistas de corrida. O nome “N” é inspirado no formato das chicanes, curvas desafiadoras que exigem muita técnica do piloto e desempenho do carro; ele é também uma homenagem a Namyang, cidade na Coreia do Sul onde se localiza o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, e a Nürburgring, famoso circuito de corridas europeu onde são testados os veículos N. Em sua essência, os veículos N nascem em Namyang e são aperfeiçoados em Nürburgring. A partir da história de sucesso da marca N, nasce poucos anos depois a designação N Line, que, com personalidade própria e design exclusivo, atende os desejos de um consumidor que busca um visual esportivo e, ao mesmo tempo, elegante e sofisticado, com personalidade única, que reflita seu estilo de vida dinâmico e que, por meio de detalhes, possa diferenciá-lo dos demais.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comentários