Covid-19 e Exercícios Físicos
top of page
Buscar

Covid-19 e Exercícios Físicos

Por Paulo Lázaro


Pesquisadores norte-americanos descobriram que o risco de morte pelo novo coronavírus é 2,5 vezes maior em caso de baixa atividade física praticada pelo paciente, e que não realizar qualquer atividade física pode aumentar em até duas vezes a possibilidade de internação.


Cientistas do centro médico Kaiser Permanente Fontana, sul da Califórnia, nos EUA, estudaram os dados de quase 50 mil pacientes infectados pela covid-19, sugerindo que atividade física regular forneceria forte proteção contra a hospitalização, admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morte decorrentes da doença. O estudo foi publicado na revista British Journal of Sports Medicine.


Mesmo os exercícios de forma moderada praticados por pacientes ajudam a reduzir as chances de o paciente manifestar sintomas graves da covid-19, quando comparados a pacientes que não eram ativos.


Avaliações de atividades físicas têm sido realizadas durante consultas no centro médico desde 2009. Entre todos os pacientes com covid-19 estudados, 8,6% foram hospitalizados, 2,4% foram internados em UTI e 1,6% morreram. Os resultados da pesquisa mostram que a falta de atividade física aumenta a possibilidade da forma grave do coronavírus.


Ou seja, serem inativos mais que dobrou as chances de hospitalização de pacientes quando comparados aos que realizam exercícios físicos regulares. Os que estavam consistentemente inativos tiveram 1,73 vezes mais chances de serem internados em UTI do que os consistentemente ativos.

Já a probabilidade de morte foi 2,49 vezes maior para pacientes consistentemente inativos, em relação aos que tinham atividade física regular. O que o estudo sugere é que qualquer atividade física traz benefício.


A recomendação é, pelo menos, caminhar 30 minutos por dia, cinco dias por semana, em um ritmo moderado, para ter atividade diária e desenvolver maior proteção contra a covid-19 grave e contra outras tantas doenças, inclusive vários tipos de câncer.


Paulo Lázaro é médico, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Radioterapia e Neuro-oncologia. Idealizador do site Radioterapia Legal https://radioterapialegal.com.br


bottom of page