Buscar

Coronavírus X tireoide: mitos e verdades

Atualizado: Jul 7

Maio é o mês da tireoide e Endocrinologista esclarece dúvidas dos pacientes


Via SBEM-SP


Pacientes com câncer de tireoide com metástases, principalmente, para os pulmões, podem apresentar maior risco para a gravidade da infecção pelo novo coronavírus. A Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) vem esclarecer várias dúvidas dos pacientes sobre a relação tireoide e coronavírus.

1 - Recebi diagnóstico da covid-19 e tenho hipertireoidismo. Preciso ser internado?

Isso depende do estado geral do paciente, ou seja, se o quadro de infecção é grave ou leve. De qualquer forma, uma das primeiras medidas é entrar em isolamento e observar a evolução dos sintomas. Caso necessite de internação, é importante informar os médicos sobre os medicamentos usados no tratamento do hipertireoidismo.


2 - Tenho covid-19, devo suspender a medicação para a disfunção da tireoide?

Seja para o hipotireoidismo ou para o hipertireoidismo, o medicamento deve ser mantido mesmo em pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19.


3 - Tenho nódulo de tireoide, estou no grupo de risco para ser infectado pelo coronavírus?

Não. Pessoas com nódulos ou doenças da tireoide não entram no grupo de risco para a covid-19.


4 - Fui diagnósticada com câncer na tireoide. Estou no grupo de risco para a covid-19?

Pacientes com câncer de tireoide tratados com cirurgia seguidos ou não de terapia com iodo radioativo e sem doença ativa não estão no grupo de risco para gravidade da infecção covid-19 e os cuidados devem ser aqueles referentes às medidas de proteção ao contágio da infecção (lavar bem as mãos, manter distanciamento social e usar máscaras).Única ressalva é para pacientes com câncer de tireoide com metástases, principalmente, para os pulmões. Estes sim  podem apresentar maior risco para a gravidade da infecção, tanto pela extensão da doença quanto pelos possíveis efeitos adversos dos medicamentos. A recomendação é buscar orientação médica.


5 - Minha cirurgia para retirar a tireoide foi cancelada. Meu nódulo pode virar um câncer por causa dessa demora na cirurgia?

Não. Vale lembrar que o percentual de nódulos da tireoide que evoluem para câncer gira em torno de 5-10% e leva muito tempo para isso acontecer. Portanto, uma chance muito pequena. Se o seu médico cancelou a cirurgia, é porque ela não tem urgência. Mantenha a calma e o tratamento recomendado.


6 - Tenho um nódulo suspeito na tireoide e meu médico indicou biópsia (punção por agulha fina - PAAF). Devo fazer agora?

A PAAF é considerada, nesses casos, um procedimento eletivo, ou seja, não compromete a vida do paciente se for adiada. Esperar a pandemia passar é mais prudente no momento.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.


12 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br