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Corolla Cross 2025 ganha reestilização e novos equipamentos

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A Toyota do Brasil apresenta o novo Corolla Cross 2025, com novidades em design, tecnologia e sofisticação. SUV da marca passa por sua primeira grande reestilização visual, recebe mais equipamentos e itens de comodidade, sem abrir mão do sistema híbrido flex. Modelo está disponível em seis versões: XRX Hybrid, XRV Hybrid, GR-Sport, XRX, XRE e XR (direcionado para o mercado de Vendas Diretas). O Corolla Cross 2025 traz a dianteira totalmente renovada, com destaque para a nova grade em estilo colmeia. O conjunto óptico ganhou novo design nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, combinando de forma ainda mais integrada farol alto e de baixa intensidade em lente única, com assinatura em LED e indicadores de direção sequencial tridimensional. As novas rodas de liga leve de 18’’, desde a versão XRE, chegam também com novo design tridimensional para as configurações XRX e XRX Hybrid. Já as lanternas traseiras foram redesenhadas.


O SUV recebeu refinamentos internos. Um dos principais destaques é o novo painel digital de 12,3 polegadas, presente em todas as versões a partir da XRE, com três menus configuráveis para acesso intuitivo as informações essenciais de condução. Toda a linha 2025 do modelo tem itens de conveniência como freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução nas versões XRE, XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid, além do sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas para as configurações XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid. Este mecanismo também pode ser acionado com os pés por meio de sensores (kick sensor). O SUV ainda oferece direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado digital automático com saída traseira - com sistema Dual Zone e S-Flow para as versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid -, banco do motorista com seis regulagens para altura, distância e inclinação, além de ajustes para inclinação do encosto e do assento nas mesmas três versões acima; banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes de distância e inclinação, entre outros itens que trazem conforto ao motorista e passageiros.


Foto: Divulgação

As versões híbridas flex XRX Hybrid e XRV do Corolla Cross 2925 são equipadas com o motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina, com 14,5 kgf.m de torque (com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque. A versão híbrida flex é equipada com a transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de planetária com engrenagem, eliminando perdas e atritos. As versões equipadas com o motor flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que entregam até 175 cv e torque de 20,8 kgfm, receberam a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). A transmissão Direct Shift dessas configurações simula dez marchas. Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.


O Corolla Cross já chegou ao mercado como um dos mais bem equipados em itens de segurança. Na linha 2025, o modelo traz Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas as velocidades, juntamente com o suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Além disso, dois novos sensores dianteiros de estacionamento foram incorporados para garantir mais segurança e precisão ao manobrar. O SUV é ainda equipado de série com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla recursos como: Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS); Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA); Faróis altos automáticos (AHB), além do próprio Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).





Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


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