top of page
Buscar

Corolla 2024: melhorias no conforto, conveniência e segurança

Por Vito Zanella


Foto: divulgação

A Toyota do Brasil anunciou a chegada da linha 2024 do Corolla, que vem renovado, com melhorias que elevam a experiência de condução, conforto e conveniência e reforçam os atributos do DNA Toyota, atendendo aos pedidos dos próprios clientes da marca. Segundo a marca japonesa, o Corolla 2024 está ainda mais eficiente, priorizando segurança, baixas emissões e menor consumo de combustível em todas as versões. Os preços partem de R$ 148.990,00 até R$ 198.890,00.


Foto: divulgação

A partir da versão XEi, o Corolla 2024 recebe nova grade frontal, atribuindo ainda mais elegância ao veículo. As rodas de 17 polegadas também ganham novos desenhos, visando maior sofisticação e esportividade. Já a versão GR-Sport do sedã ganha novas rodas com pintura escurecida, além de teto solar, item amplamente solicitado pelos clientes do modelo. As versões Toyota Gazoo Racing possuem alterações mecânicas que priorizam uma dirigibilidade mais esportiva. No caso do Corolla, as mudanças estão na suspensão, com molas e amortecedores mais firmes, braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do carro, além de interior diferenciado padrão GR-S.


A Toyota trouxe novidades também para o painel do Corolla 2024. A partir da versão XEi, o modelo inclui um novo cluster TFT com tela digital de 12,3 polegadas. A versão GLi recebeu o cluster com tela de 7” que antes equipava a versão Altis. Para todas as versões a multimídia tem tela de 9” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Também foram adicionadas saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e duas saídas USB-C para maior comodidade dos passageiros, desde a versão de entrada GLi.


Foto: divulgação

Trazendo mais conforto e pensando na redução de ruído na rodagem do veículo, a Toyota equipou as versões XEi, Altis Premium, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium do Corolla com pneus 215/50/R17. As versões topo de linha Altis Hybrid Premium e Altis Premium flex receberam acessórios originais que agregam sofisticação e proteção, como friso lateral inferior com detalhes cromados, visando aumentar a proteção no momento de abertura das portas em lugares de pouco espaço; aplique cromado no farol de neblina dianteiro, trazendo mais sofisticação até nos pequenos detalhes; soleira iluminada e elegância no interior do veículo e kit de segurança das rodas de liga leve.


A segurança é um capítulo à parte. Desde a linha 2023, todas as versões do modelo passaram a trazer – de série – a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), pacote que contempla recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Na linha 2024, a partir da versão XEi, o modelo traz aprimoramentos no Sistema de Pré-Colisão Frontal, com mais precisão na identificação de pedestres e ciclistas. A segurança passiva também é destaque. O sedã é equipado de série com sete airbags, câmera de ré com projeção na central multimídia, cinto de segurança de três pontas e freios ABS com EBD. Na linha 2024, as configurações GR-Sport, Altis Premium e Altis Premium HEV passam a contar ainda com sensores de alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.


Foto: divulgação

Desempenho - A linha 2024 do Corolla recebeu um conjunto de aprimoramentos que resultam não apenas em melhorias notáveis no consumo de combustível, mas também na redução substancial das emissões de gases poluentes. As versões equipadas com motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que entrega até 175 cv a 6.600 rpm e torque de 21,3 kgfm a 4.400 rpm, receberam a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). Já nas configurações híbridas flex, que combinam um motor 1.8 16V ciclo Atkinson, de 101 cv de potência, com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, o ajuste nas medidas dos pneus resultou em eficiência 12% superior na estrada quando movido a etanol.

Foto: divulgação


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.



bottom of page