Buscar
  • Redação JBA

Corolla 2022 já está disponível e com mudanças tecnológicas

Por Vito Zanella


A linha Corolla 2022 já está disponível no Brasil e traz como principais mudanças: retirada da cobertura traseira da central multimídia em todas as versões; maçanetas internas com acabamento na cor prata nas versões XEi e Altis Hybrid; tela TFT com aumento de tamanho de 4,2” para 7” - como disponível atualmente nas versões híbridas - e inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro na versão Altis 2.0L Premium; e inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro na versão Altis Premium Hybrid. O Corolla 2022 chega nas cores cinza Celestial, prata Supernova, vermelho Granada, preto Eclipse, branco Polare e nas novas opções branco Lunar e cinza Granito.

O Corolla é equipado desde a versão de entrada GLi com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e mais. Já as versões Altis (com motorização convencional e híbrida) recebem o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), sistema que conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.


Nesse pacote, estão incluídas as seguintes tecnologias:


Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) - Usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.


Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida - Em determinadas circunstâncias, é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. O sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e detecta que o veículo está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.


Faróis altos automáticos (AHB) - Sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem ofuscar os outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos conforme a situação.


O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) - Sistema semelhante ao “cruise control“, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a imagem da câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.


Tabela de Preços Corolla 2022



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo