Buscar
  • Roberto Maia

Copa do Brasil tem sorteio insano com quatro clássicos regionais

Por Roberto Maia


Semana passada falei sobre a Copa do Brasil. Disse que no sorteio para definir os jogos das oitavas de final do torneio não haveria separação por grupos e que tudo poderia acontecer, sem favorecer aqueles que mais pontuaram e que poderia resultar em clássicos regionais. Parece que eu estava adivinhando.


O sorteio realizado na terça-feira, dia 7, na sede da CBF, foi absolutamente insano, colocando frente a frente rivais regionais em quatro clássicos que prometem ser eletrizantes.


O que teoricamente parecia improvável aconteceu. Os quatro times do Estado de São Paulo se enfrentarão e dois deles ficarão pelo caminho. Serão Santos x Corinthians e Palmeiras x São Paulo. O Peixe e o Verdão farão o segundo jogo em seus domínios.


Palmeira e São Paulo se enfrentaram há dois meses pela final do Paulistão. Os tradicionais rivais fizeram dois jogos emocionantes, onde o Tricolor venceu o primeiro por 3 a 1, no Morumbi, e o Verdão o segundo por 4 a 0, no Allianz Parque, revertendo a desvantagem e sagrando-se campeão.


No caso de Santos e Corinthians, a única vez que os rivais se enfrentaram em um mata-mata da Copa do Brasil foi em 2015, em confrontos também pelas oitavas de final. Naquela oportunidade o Peixe eliminou o Timão. Por outro lado, o Alvinegro de São Paulo tem um retrospecto positivo e costuma levar a melhor contra os santistas em decisões eliminatórias.

Palmeiras e São Paulo, que decidiram a final do Paulistão 2022, voltam a se enfrentar em mata-mata da Copa do Brasil. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Além dos clássicos paulistas o sorteio também colocou frente a frente os rivais estaduais Atlético-GO e Goiás e Ceará e Fortaleza. Os demais confrontos definidos são Botafogo e América-MG, Cruzeiro e Fluminense, Bahia x Athletico-PR e Flamengo x Atlético-MG. Os times à esquerda farão o segundo jogo em casa.


Por ironia do destino e do sorteio, Flamengo e Atlético-MG, os últimos dois campeões brasileiros e candidatos ao título, se enfrentarão. O Galo é o atual campeão também da Copa do Brasil. O super clássico que poderia ser uma grande final acontecerá antes da hora e só um deles poderá avançar.

Em busca do tricampeonato da Copa do Brasil, o Atlético-MG enfrenta o Flamengo em um super clássico nacional. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Os jogos serão realizados nos dias 22 e 23 de junho (jogos de ida) e 13 e 14 de julho (jogos de volta). Os vencedores receberão prêmio de R$ 3 milhões e saberão quais serão os seus adversários nas quartas de final em um novo sorteio, que poderá trazer outras surpresas e outros clássicos regionais. É esperar para ver.

Além da cobiçada taça da Copa do Brasil, campeão receberá um prêmio total na casa dos R$ 60 milhões. (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Roberto Maia é jornalista, cronista esportivo e editor do portal travelpedia.com.br