top of page
Buscar

Copa América 2024: Brasil em busca do 10º título da competição continental

Por Roberto Maia


A Copa América 2024, oficialmente conhecida como Conmebol Copa América, começou no dia 20 de junho. O pontapé inicial foi dado em Atlanta, onde a atual campeã Argentina enfrentou o Canadá pelo Grupo A. Este torneio, agora na sua 48ª edição, está sendo disputado nos Estados Unidos. É a segunda vez na história que o país recebe esta competição. Com a participação de 16 equipes - 10 da Conmebol e 6 da Concacaf -, promete ser uma festa do futebol continental.


Nos EUA, a 48ª edição da Conmebol Copa América reúne os principais astros de 16 seleções das Américas. (Foto: Reprodução X @CopaAmerica)

O Brasil, um dos favoritos ao título, inicia sua jornada na próxima semana. A Seleção Brasileira está no Grupo D e estreia contra a Costa Rica na segunda-feira, 24 de junho, no impressionante SoFi Stadium, em Los Angeles. Na sequência, enfrenta o Paraguai na sexta-feira, 28 de junho, no Allegiant Stadium, em Las Vegas. A fase de grupos se encerra para o Brasil no dia 2 de julho, com um confronto contra a Colômbia no Levi’s Stadium, na Califórnia.


Sob o comando de Dorival Júnior, a Seleção Brasileira realizou dois amistosos preparatórios. O time venceu o México por 3 a 2 em College Station, no Texas, e empatou com os EUA por 1 a 1 em Orlando, onde a equipe teve sua base de preparação. A partir de sexta-feira, 21 de junho, a Seleção treina na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, buscando a melhor forma para conquistar seu décimo título da competição continental.


Mas nem todos os brasileiros estão satisfeitos com o desempenho da Seleção Brasileira. Recentemente o pentacampeão mundial Ronaldinho Gaúcho, em entrevista ao influenciador Cartolouco, expressou sua insatisfação com a atual geração da Seleção Brasileira. "Não vou assistir a nenhum jogo. Está faltando tudo, garra, alegria, faltando jogar bem", disse o “bruxo”, destacando a necessidade de uma mudança de atitude da equipe.


Esta edição da Copa América é coorganizada pela Conmebol e pela Concacaf. Serão 32 partidas disputadas em junho e julho, reunindo alguns dos maiores talentos do futebol mundial.


O treinador Dorival Júnior acredita que a Seleção Brasileira crescerá durante a Copa América. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

No Brasil, a Globo detém os direitos exclusivos de transmissão da competição. E transmitirá todos os jogos da Seleção Brasileira em TV aberta, além de duas partidas das quartas de final, as semifinais e a grande final, marcada para o dia 14 de julho no Hard Rock Stadium, na Flórida. Os canais SporTV exibirão todos os 32 jogos em TV fechada, enquanto o Globoplay será responsável pelo streaming, oferecendo acesso gratuito aos jogos transmitidos na TV aberta e acesso exclusivo aos assinantes para os jogos da TV fechada.


A Copa América 2024 promete ser um evento memorável. Não apenas pela disputa acirrada entre as equipes, mas também pelo cenário deslumbrante dos EUA como palco. Com grandes expectativas sobre a Seleção Brasileira e um amplo interesse midiático, os fãs de futebol ao redor do mundo aguardam para ver quem levantará o troféu no dia 14 de julho.





Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Escritor e editor do portal travelpedia.com.br


Comments


bottom of page