Buscar
  • Redação JBA

Contadoras de histórias, AS CLÊS estreiam novapeça evocando Pagu, Violeta Parra e Chiquinha Gonzaga

A menina sem história faz temporada gratuita entre 14 e 22 de maio no Teatro Alfredo Mesquita

Imagem: Divulgação

Construção da memória, valorização da história pessoal e questões de identidade são temas tratados com graça e irreverência no novo espetáculo do grupo As Clês. A menina sem história estreia no Teatro Alfredo Mesquita e faz sessões nos dias 14, 15, 21 e 22 de maio às 16h, com entrada gratuita. As atrizes Beatriz Diaféria e Junia Magi compartilham o palco com o ator e músico Thomas Huszar em performance ao vivo e direção de Gabriela Rabelo.

A peça conta a história de uma menina que quer conhecer o nosso passado, mas por razões que ela não entende, é impedida de fazê-lo. Partindo de pequenas informações sobre grandes figuras da História, ela decide conhecer mais do que lhe é contado. Nessa busca, enfrenta um vilão que tenta promover o apagão da memória coletiva e fará de tudo para que ela não pense, não lembre e não sonhe, nunca. Chiquinha Gonzaga, Pagu, Violeta Parra virão em seu socorro e permitirão que a menina e su a mãe redescubram suas próprias histórias. Na encenação, a história é contada numa sucessão de quadros, entremeados por músicas, onde lembranças, devaneios e sonhos se misturam. Luz e música acompanham esse trajeto. Os figurinos, com pequenos toques, mudam os personagens.

“Em algum momento, toda criança se vê diante das questões: quem sou? De onde vim? Para onde vou?. A menina, heroína da nossa peça, se encontra exatamente num momento destes. É quando ela percebe que conhecer o passado ajuda-a a entender o presente. Memória e conhecimento são essenciais para isto”, diz a diretora Gabriela Rabelo. “Queremos que nossas crianças sejam o que quiserem ser, sempre, pensando em si mesmas e no mundo em que vivem.”


A peça - viabilizada pelo Edital Proac Expresso, 07/2021 -público infanto-juvenil/ Produção (presencial) – parte em seguida para uma pequena circulação pelos CEUS.


A menina sem história

Dias 14, 15, 21 e 22 de maio. às 16h

Teatro Alfredo Mesquita.

Av. Santos Dumont, 1770 – Santana

Tel infos 11 99551-3112 ou 11 99616-3466.

Gratuito