Conheça os Centros Esportivos que possuem pistas de skate
top of page
Buscar

Conheça os Centros Esportivos que possuem pistas de skate

São mais de 10 espaços para a prática da modalidade que vem crescendo

Imagem: Gustavo Ardanuy / SEME

No dia 25 de julho, dois brasileiros conquistaram medalhas de prata nas olimpíadas de Tóquio e entraram para a história, pois é a primeira vez que a competição está nos jogos. O esporte se divide entre as modalidades street (circuito com obstáculos) e park (pista com paredes côncavas).


O Skate Street tem elementos utilizados nas ruas em seu método mais tradicional. A pista simula obstáculos encontrados em ruas, como por exemplo, corrimões, rampas, degraus e muretas. Cada um dos 40 skatistas faz duas voltas de 45 segundos mais cinco manobras.


No total, sete jurados distribuem notas para cada atleta, mas apenas quatro servirão para determinar a classificação para decisão. Na final olímpica, somente os oitos melhores skatistas disputam o pódio por medalhas.


Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o Brasil foi representado por Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo (17º no ranking mundial) e Gioavanni Vianna (19º no ranking mundial) na modalidade masculina. Já na categoria feminina, participaram Pamela Rosa (líder do ranking mundial), Rayssa Leal, a ‘Fadinha do Skate’ (2ª no ranking mundial), e Letícia Bufoni (4ª colocada no ranking mundial).


O país conquistou duas medalhas de prata com Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, que aos 13 anos, é a atleta brasileira mais jovem a participar da competição e ser medalhista.


Já no Skate Park, os skatistas disputam na arena com um “bowl”, que são os tradicionais os piscinões das pistas. Nessa categoria, os skatistas utilizam elementos do street, do halfpipe e do vertical, como os corrimões e as rampas maiores, para fazer suas manobras.


Diferente do Street, na modalidade Park os atletas fazem quatro voltas de 45 segundos cada uma. Somente a maior nota é usada para a classificação geral. Os oito melhores da primeira fase disputaram à final. Lembrando que as notas são zeradas na decisão.


Na categoria masculina, os brasileiros classificados são Luis Francisco (3º colocado no ranking mundial), Pedro Barros (4º colocado no ranking mundial) e Pedro Quintas (10º colocado no ranking mundial). Entre as representantes brasileiras estão Dora Varela (9º no ranking mundial), Isadora Pacheco (11º no ranking mundial) e Yndiara Asp (14º no ranking mundial).


O skate sempre fez parte dos eventos realizados e apoiados pela SEME, como Copa Sampa Skate, que contou com a participação de Kelvin Hoefler e Pâmela Rosa, Tony Hawk Tour, Skate no Museu, Megarampa, entre outros. Dos equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), 8 contam com 12 pistas de skate no total, espalhadas por diversas regiões.

Confira a lista dos equipamentos esportivos que tem pista de skate:

  • CE Mooca

  • CEL Ermelino Matarazzo

  • Vila Alpina

  • CE Radicais

  • Vila Carioca

  • Vila Guarani

  • Pista do Chuvisco

  • Parque das Bicicletas*

*pista de pump track que também pode receber patinetes, bicicleta e skate.

bottom of page