Buscar
  • Redação JBA

Conheça quatro funções do aplicativo e-saúdeSP e os benefícios desse serviço

A ferramenta permite que o cidadão tenha em mãos todos os seus dados clínicos

Imagem: Redação JBA

Na cidade de São Paulo, os cidadãos podem contar com todos os seus dados clínicos e seu histórico de passagens pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos equipamentos de saúde do município, diretamente do celular, por meio do aplicativo e-saúdeSP.


O serviço faz parte do programa Avança Saúde - Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


Disponível para dispositivos Android e iOS e em versão web, a ferramenta conta com a implantação da telemedicina, do prontuário eletrônico e a integração dos dados clínicos, inclusive de vacinação contra a Covid-19. Saiba algumas funções do aplicativo:


1. Minha saúde

Nessa área do app, o cidadão pode informar quais são seus problemas de saúde, alergias, registros de pressão arterial, glicemia capilar, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e os medicamentos que estão sendo tomados; o paciente pode, inclusive, acionar um alerta na ferramenta para receber uma notificação na hora de tomar o remédio indicado.


2. Carteira de vacinação

O usuário do aplicativo e-saúdeSP também conta com sua carteira de vacinação disponível na ferramenta, com o registro de todas as doses de vacinas tomadas, como a contra Covid-19, febre amarela, tríplice viral, entre outras.


3. @covid

No app, o usuário também tem acesso ao @covid, uma área especial que faz o acolhimento de pacientes com suspeitas ou dúvidas sobre a Covid-19. Nela, o paciente informa seus sintomas e as respostas são analisadas por uma equipe médica. Em seguida, o cidadão recebe de volta uma mensagem sobre a sua situação de saúde e orientações, com ainda a realização de uma teleconsulta com um profissional de saúde, se for indicado.


4. Passaporte da vacina

Obrigatório na cidade de São Paulo em eventos com mais de 500 pessoas, o passaporte da vacina também está disponível no aplicativo e-saúdeSP.

No documento digital estão o nome completo do cidadão, o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), data de nascimento, o registro de quais doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas e um QR Code. Com esse código, os estabelecimentos e locais de eventos poderão visualizar o registro vacinal.


Para ter acesso ao aplicativo, basta acessar a loja de compras do celular e buscar por "e-saúdeSP". Em seguida, baixe o app, aceite os termos de uso e faça um cadastro com o número de seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e crie uma senha. Depois, é só fazer o login para ter acesso ao serviço.