Buscar
  • Redação JBA

Conheça a Cozinha do Fred

Após temporada na Espanha estudando técnicas e sabores, Chef Fred Avellar inaugura espaço gastronômico intimista em São Paulo


Em 2019, depois de quase 20 anos de uma carreira de sucesso no cinema, Fred Avellar embarcou no sonho de virar chef. Partiu para a Espanha, estudou na Le Cordon Bleu e no Basque Culinary Center e juntou muita experiência na bagagem. Agora, ele retorna ao Brasil com um novo e ousado projeto: A Cozinha do Fred, um espaço intimista onde ele oferece experiências gastronômicas exclusivas.


Funciona como um “clube de jantar”, com menus que mudam periodicamente, respeitando a sazonalidade dos ingredientes. Tudo começa por uma recepção, com um finger food de Pamonha acompanhada de uma dose de hidromel como boas-vindas. Esse é o convite que o chef faz aos seus convidados para adentrar em seu mundo de maravilhas - uma alusão ao “Coma-me” e “Beba-me” de Alice após cair pela toca do coelho branco. Em seguida, é servida uma ceia em 7 tempos, que pode incluir a harmonização de bebidas.


A casa conta com um bar muito especial, chamado carinhosamente de Telúrico Bar (em homenagem ao seu grupo de amigos que se chamam assim por conta da música “Telúrica” de Baby do Brasil) onde são oferecidas caipirinhas, seguindo a receita do pai do chef, uma carta de Gin&Tonics, drink preferido de Fred, além de uma série de outros drinks, entre clássicos e autorais assinados pelo bartender residente. Uma das paredes do bar ainda conta com uma série de poemas escritos por Fred durante sua estadia na Espanha.


A inspiração partiu dos “Chef’s Dinner Series” de Nova York, jantares privados que buscam oferecer uma experiência gourmet aos amantes da boa comida. Para enriquecer os pratos, o chef pensou em todos os detalhes. A começar pelo lugar: uma casa antiga e espaçosa, no bairro do Paraíso, em São Paulo. O ambiente ganhou ambientação exclusiva assinada por Fábio Goldfarb, diretor de arte que já trabalhou em séries como “Cidade Invisível” e “Coisa mais linda”, entre outros. Ele é o responsável por criar o cenário acolhedor, colorido e cheio de personalidade da casa. Para completar a decoração, obras da artista Sandra Hermoso, com suas colagens icônicas e atemporais, recheiam uma das paredes. Já a artista plástica Caterina Rino, assina a arte na área da escada, com um toque de brasilidade e natureza.

Aliás, a natureza está em todos os detalhes da casa, que conta com uma área externa e um agradável jardim, com muito verde. “Queria um ambiente acolhedor, uma mistura de casa de vó, com toques contemporâneos. Alguma coisa que fugisse dos restaurantes modernos, mas com uma linguagem atual. Além disso, a natureza tem muito a ver com a minha cozinha, que busca respeitar os ingredientes e as estações” – explica Fred Avellar.


Desejando oferecer o melhor aos seus convidados, o chef investiu em cerâmicas assinadas pelo Atelier Muriqui, de Gisele Gandolfo, que assina a louça de restaurantes como Arturito, da Chef Paola Carosela, e Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, e equipamentos e acessórios de primeira linha. Quando não estiver sendo usado para os jantares do chef, o espaço suporta uma infinidade de eventos como: Aniversários, noivados, reuniões e eventos corporativos, almoços e coletivas, entre outros. Com capacidade para cerca de 25 pessoas sentadas ou 40 pessoas em pé, o conceito de “casa lounge” oferece opções para montar diversas configurações.


Nos bastidores, é onde a mágica da cozinha com afeto acontece. Extremamente detalhista e buscando surpreender seus clientes, Fred Avellar tem como base uma mistura entre a culinária brasileira e a mediterrânea, empenhando a técnica francesa. Como não poderia deixar de ser, um bom toque de apresentação e cozinha contemporânea. “Gosto de mesclar técnicas e de incorporar ingredientes brasileiros aos meus pratos” – explica. Entre suas especialidades, ele destaca o bobó de camarão, o picadinho e a paella – uma referência da cozinha espanhola. “Gosto de trabalhar com frutos do mar - principalmente camarão e lula - e legumes e verduras! Misturar sabores do mar com sabores fortes, como a mistura da carne de porco com mariscos” – afirma Fred. Entre as delícias do cardápio, destaque para o Salmão Gravlax, Maionese de açaí com tucupi preto e pérolas de laranja, Mousseline de cará com gema de ovo curada e cebola confit, Lula recheada com arroz negro e matignon em molho de pimentões assados com paio e Espuma de goiaba, com tuille de tapioca e coco.


Mais do que um restaurante, a Cozinha do Fred é um espaço para ir com amigos e fazer amigos. Não há estranhos na noite, apenas faltam se conhecer! Jantares íntimos e exclusivos com ingredientes e cardápios especiais e vinhos da melhor qualidade. Comer, beber e se divertir, esse é o lema da noite! E agora, São Paulo ganhou o lugar certo para isso!


Serviço: Cozinha do Fred Rua Alcino Braga, 180 – Paraíso – SP Tel: (11) 2925-3555 www.cozinhadofred.com.br www.instagram.com/cozinhadofred


Funcionamento: De quarta a sexta-feira das 18h às 23h30 (Bar abre as 18h e salão abre às 19h30) Sábado das 12h às 15h30 – almoço executivo Sábado das 18h às 23h30 -(Bar abre as 18h e salão abre às 19h30) Domingo das 11h às 16h – almoço – “Especiais do Chef”

17 visualizações0 comentário