Buscar
  • Redação JBA

Confira a exposição de Vermelho Steam no CCSP

Mostra “Relíquias” exibe as últimas obras do artista

Imagem: Reprodução

Em homenagem ao artista Vermelho Steam, o Centro Cultural São Paulo, em parceria com a Galeria Luis Maluf, abre a exposição Relíquias: Vermelho Steam. A mostra exibirá as obras do artista, que faleceu precocemente por complicações decorrentes da Covid-19, e pretende mostrar ao público seus trabalhos em desenvolvimento nos dois últimos anos.


Com curadora de Luis Maluf, a exposição revela a força de um pensamento artístico mais acessível defendido por Vermelho, que propunha a conexão com todos, seja nos espaços públicos nas galerias, museus ou na internet.


A exposição traz o trabalho desenvolvido por Steam ao longo dos últimos dois anos, incluindo peças inéditas e inacabadas. Ao todo, cerca de 40 obras são expostas, além da exibição em looping de um minidocumentário com imagens de bastidores e da busca do artista por itens de garimpo, que contribuem para o caráter nostálgico de seu trabalho.


Indo ainda mais fundo no mundo de magia e mistério do artista, Relíquias conta também com coleções da própria casa do artista e que faziam parte de suas inspirações e referências. Somam-se ainda à mostra algumas obras de Steam que foram emprestadas por colecionadores e familiares.


Com influências que vão do cinema expressionista alemão ao teatro de bonecos do leste europeu do século 19, passando por histórias em quadrinhos e filmes de animação, Steam misturava essas estéticas com as da arte de rua, do grafite e da escultura, trabalhando com diversas linguagens e plataformas. O artista também gostava de trabalhar com polos opostos em suas temáticas: o bem e o mal, o sagrado e o profano, o passado e o presente.


Serviço Relíquias - Vermelho Steam Período expositivo: De 14 de agosto de 2021 até 25 de setembro de 2021 Horário de visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h

Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000

3 visualizações0 comentário