top of page
Buscar

Compass e Commander 2023: mais tecnologia e novos equipamentos de série

Por Vito Zanella


A Jeep anuncia a gama 2023 do Compass e do Commander. SUVs da marca chegam com novos equipamentos de série que conferem mais segurança, comodidade e tecnologia. Os modelos ganharam ainda uma dose extra de proteção com o Jeep Healthy Cabin, uma tecnologia que remove partículas com impurezas do ar e elimina impurezas em até 83%. De nova iluminação até Alexa in-vehicle, o Compass 2023 traz novidades em todas as versões com novos itens de série e pacotes opcionais. Além do Jeep Healthy Cabin, todas as versões do modelo passam a sair de fábrica com nova iluminação interna em luz branca e porta USB tipo C na traseira, que possui carregamento mais rápido, entrada simétrica, alta durabilidade e é o novo padrão de fabricantes de dispositivos eletrônicos. O SUV médio da marca também traz uma novidade nesse quesito e passa a oferecer Alexa in-vehicle, recurso em que é possível ter acesso a todas as funções da Alexa diretamente do carro, sem necessidade de usar o celular. Esta funcionalidade é oferecida como item de série na versão S e como opcional na versão Trailhawk.


Já a versão Sport ganhou um quadro de instrumentos digital e configurável de 7” e atualização da assinatura em LED, para assim padronizar com as demais versões do modelo. E a Longitude passa a ser ofertada com rebatimento automático dos retrovisores como item de série e a oferta do novo “Pack Premium”, um pacote opcional que oferecerá à versão o Wireless Charger (carregador de celular por indução), Som Premium Beats, Park Assist, Sensor dianteiro e Remote Start.


No Commander, uma novidade para as versões Overland T270 e TD380 são os pneus Pirelli 19”, equipados com a nova tecnologia SEAL INSIDE. De acordo com a fabricante, trata-se de uma solução de conveniência que veda o pneu internamente, permitindo que o veículo continue rodando mesmo com perfurações de até 5mm localizadas na banda de rodagem e sem perder pressão (a fabricante dos pneus informa que a pressão se mantém em até 85% dos casos de perfuração conforme indicado). Assim como no Compass, outra renovação é também a porta USB tipo C, adicional ao USB tradicional, na parte traseira do túnel central e também o Jeep Healthy Cabin se série em todas as versões.

O Commander traz três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados. Além disso, o modelo também conta com ótimo espaço de porta-objetos: 31 litros de volume. O Commander segue oferecendo o que há de mais moderno em segurança e conectividade: cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto por conexão sem fio e tudo mais que fazem do modelo um grande sucesso desde o seu lançamento.


Jeep Healthy Cabin - Desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis, o Jeep Healthy Cabin é uma tecnologia global com o foco de desinfecção da cabine, já que atua com um filtro de ar construído em N95, o já conhecido material utilizado em máscaras de proteção e que ficou mais popular durante a pandemia. Tudo isso sem influenciar no bom desempenho da circulação do ar. Segundo a marca, o filtro é tão eficiente que ele também atua na recirculação, ou seja, trabalha tanto canalização do ar interno como o externo. Diferente de um filtro de ar convencional, o da Jeep possui três camadas e ainda bioproteção, que auxilia no combate à proliferação de bactérias, fungos e vírus.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

Comments


bottom of page