Duas novas companhias aéreas entrarão em Congonhas na próxima temporada de expansão de voos, que começa em outubro. A Ita pediu 14 slots (permissão para pouso e decolagem), e a Total, que vinha atuando com carga, retoma os voos de passageiros com 12.
A oferta de slots por temporada é provisória, mas o interesse das empresas foi comemorado no governo como sinal de apetite do mercado pela expansão da capacidade que vem sendo preparada para a concessão à iniciativa privada.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está revendo a regra de alocação de novos espaços para a distribuição permanente, que deve ter consulta pública no próximo mês.
“Tem muita coisa acontecendo em Congonhas. Vamos elevar a capacidade atual do aeroporto, de 32 slots por hora, para 44. Estamos no processos e certificação, fazendo a obra das cabeceiras da pista, expandindo sala de embarque”, diz Ronei Glanzmann, secretário da SAC (Secrataria Nacional de Aviação Civil).
A ideia é atrair empresas estrangeiras como Flybondi e Jetsmart para o projeto de internacionalização do aeroporto com rotas na América do Sul, segundo Glanzmann, mas o interesse das novas brasileiras aponta competição pelo mercado doméstico para além das três grandes Gol, Latam e Azul.
Comments