Começa Campanha de Vacinação contra Poliomielite
top of page
Buscar

Começa Campanha de Vacinação contra Poliomielite

A meta da campanha é vacinar mais de 90% das crianças entre um e cinco anos de idade


A Campanha de vacinação contra a poliomielite terá início hoje, dia 05 de outubro, segunda-feira, em todas as 468 UBSs do município e em alguns postos volantes (confira locais no link abaixo). A estimativa é vacinar, no mínimo, 95% das crianças entre 12 meses e menos de cinco anos. Como esta população na capital fica em torno de 2,2 milhões, a expectativa é alcançar a vacinação de 2,1 milhões de crianças. A Campanha contribui para a redução do risco de reintrodução do poliovírus.


Além da vacina contra a poliomielite, a Campanha também irá "atualizar" a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A meta é atualizar as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação vigente.  A ação se estende até o dia 30 de outubro.


Durante o mês de outubro, ainda acontece o Dia "D" de Divulgação e Mobilização Nacional, dia 17. Nessa data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h para intensificar a imunização.  É importante destacar que todas as medidas de segurança contra a Covid-19 serão aplicadas durante toda a Campanha, afinal, mesmo em época de pandemia, é necessária a preocupação com a prevenção em relação às demais doenças.

A iniciativa tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal e, assim, contribuir para a eliminação das outras doenças. A Poliomielite é uma doença viral aguda, que pode ocorrer sob a forma de infecção inaparente em aproximadamente 99% dos casos. O quadro clínico é caracterizado por febre, mal estar, cefaleia, distúrbio gastrintestinal e rigidez de nuca, acompanhadas ou não de paralisia. A susceptibilidade à infecção é geral, mas somente cerca de 1% dos infectados desenvolvem a forma paralítica. Vale destacar que o último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, ou seja, a doença está erradicada no país há 30 anos, inclusive devido aos constantes esforços de vacinação. No Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988.


A lista com os locais para vacinação pode ser encontrada no link abaixo: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/postos_polio.xls


Para saber qual a UBS mais próxima de sua residência, basta acessar o Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/


Fonte: Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo

bottom of page