Buscar
  • Roberto Maia

Com recorde de campeões brasileiros, Série B do Campeonato Brasileiro 2022 promete ser eletrizante

Por Tabatha Maia


Como já era de se esperar, a luta para permanecer na elite do futebol nacional foi emocionante e bem disputada! Com o rebaixamento da Chapecoense e do Sport confirmado, duas vagas ficaram abertas no temido Z4 e, para desespero dos torcedores, elas foram definidas após o fim da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Com 43 pontos e amargando a 17ª colocação, o Grêmio, comandado pelo técnico Vagner Mancini, entrou na zona de rebaixamento na segunda rodada da competição e não saiu mais. Após empatar com o Corinthians, no penúltimo jogo na cidade de São Paulo, o time gaúcho ainda tinha esperança de escapar da terceira queda da história. Mas fazer a sua parte, apenas na reta final do Brasileirão, é arriscado e nesse caso não deu certo. Mesmo com a vitória contra os reservas do campeão brasileiro, Atlético Mineiro, a soma dos resultados de outros jogos não ajudou o Imortal, que sentiu novamente o sabor da Série B após cair em 1991 e 2004.

Bahia, técnico Guto Ferreira (Foto: Felipe Oliveira)

Logo abaixo do Grêmio, também com 43 pontos, o Bahia ocupou a 18ª colocação e foi rebaixado pela quarta vez em seus 90 anos. Sob o comando do técnico Guto Ferreira, o Tricolor de Aço até mostrou empenho em sua última partida do Brasileirão contra o Fortaleza, mas acabou sofrendo uma virada na segunda etapa do jogo e, com isso, deu adeus à elite do futebol.


Com os últimos dois times definidos, a edição da Série B de 2022 é considerada uma das mais competitivas da história, já que conta com recorde histórico de campeões brasileiros. Além do Grêmio (2), Bahia (2), Sport (1) e Chapecoense, estão Vasco (4), Cruzeiro (4) e Guarani (1). Dentre os times considerados ‘grandes’ no cenário nacional, apenas o Botafogo garantiu o seu retorno à elite com o título da competição.

Vale pontuar que além da conquista do Fogão, Goiás, Curitiba e Avaí deram a volta por cima e conseguiram a sua passagem para a série A do Brasileirão.

Grêmio (Foto: Lucas Uebel / GRÊMIO FBPA)

Rodada final do Campeonato também definiu fase de grupos da Copa Libertadores da América


A última rodada do campeonato não foi apenas de tristeza e lamentações! Se por um lado acompanhamos a definição dos quatro rebaixados, por outro, alguns times fizeram história e garantiram pela primeira vez uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América, foi o caso do Red Bull Bragantino e Fortaleza, que levaram suas respectivas torcidas ao delírio.


O Fluminense e o América-MG também fizeram bonito e estão na fase da Pré-Libertadores. A reta final do Brasileirão foi tão movimentada que cinco times poderiam ter conseguido a tão sonhada vaga, mas acabaram de fora: Ceará, Internacional, Atlético-GO e, ressurgindo das cinzas, Santos e São Paulo.

Foto: Leonardo Moreira

Tabatha Maia é jornalista e colaboradora do Travelpedia. Roberto Maia, titular da Coluna Futebol Sem Firulas, está viajando e retorna na próxima semana.


Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.