Civic Si 2020 chega ao Brasil com novidades
top of page
Buscar

Civic Si 2020 chega ao Brasil com novidades

Por Vito Zanella


O Civic Si 2020 chega ao mercado brasileiro com mudanças no design externo e interno, aprimoramentos mecânicos e novos equipamentos de conforto e conveniência. O cupê esportivo da Honda será comercializado no Brasil por R$179.900,00, em versão única, duas portas, com três opções de cores: Platinum White, Crystal Black e Rallye Red. Com um design cupê e comportamento dinâmico, promovido pela transmissão manual de seis velocidades, com engates curtos e precisos, a linha 2020 do Civic Si traz novidades no design interno e externo, que reforçam o caráter esportivo do veículo.

Detentor de uma dianteira agressiva, com grade frontal preta, largas tomadas de ar no para-choque e faróis full LED, o modelo recebeu novas molduras para os faróis de neblina - que agora também são em LED - com novo desenho com acabamento em preto brilhante e uma barra transversal que acompanha a cor da carroceria. Outra novidade é a adoção de novas rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho inédito e acabamento em preto fosco, aliados aos pneus de 235 mm, que ressaltam a esportividade do cupê. Na traseira, o Si mantém a assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio e barra de LED horizontal, que acompanha toda extensão da traseira. O escapamento central tem formato poligonal e acabamento cromado. O modelo traz ainda teto solar, que reforça seu estilo diferenciado e exclusivo.


No interior, o painel ganhou novos elementos em vermelho, mesma tonalidade adotada nas novas faixas centrais dos bancos esportivos, em formato concha, com logotipos da versão bordados no encosto. A estética diferenciada é replicada nas costuras vermelhas dos bancos, laterais de portas, bem como no volante, manopla e coifa do câmbio. Outros destaques são o quadro de instrumentos digital em TFT com iluminação vermelha, os pedais esportivos em alumínio e o acabamento do painel em Dry Metal Carbon.


Para a linha 2020, o Civic Si também recebeu novos equipamentos de conforto e comodidade, como o sensor de chuva, que permite o acionamento automático dos limpadores, além do sistema de recarga de celulares sem fio, por indução, posicionado no console central. Eles complementam a ampla lista de itens de série do modelo, como o freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância e ar-condicionado digital de duas zonas.


Em relação a conectividade, o Civic Si traz, entre outros, sistema multimídia de sete polegadas, sensível ao toque, integrado aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, o que permite uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. Além disso, possui um sistema de áudio premium de 450 watts com 10 alto- falantes.


Motorização

O motor 1.5 turbo que equipa o Civic Si apresenta injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros. Essa família de motores turbo também é adotada - com diferentes configurações de potência e torque - no Civic, HR-V e CR-V Touring. No Si, esse motor é combinado a uma transmissão manual de seis velocidades. Na linha 2020, o modelo recebeu uma relação de marchas 6% mais curta, o que proporciona uma sensação de aceleração ainda mais aprimorada. Com intercooler frontal e turbo de maiores dimensões, bem como outros aprimoramentos mecânicos, o motor do Si traz potência máxima de 208 cv aos 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgf.m aparece aos 2.100 rpm e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.


Civic Si se destaca pelo comportamento dinâmico, especialmente em condições de pilotagem esportiva. Para isso, o cupê traz componentes de chassi e de direção aprimorados, como a direção elétrica adaptativa de duplo pinhão com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. Os freios são de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18. Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão possui ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R.


Segurança

Assim como em todos os modelos da Honda, segurança também é prioridade no Civic Si. O sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), o HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em aclives), além do exclusivo AHA - Agile Handling Assist - que aprimora a estabilidade dinâmica em curvas - garantem dirigibilidade máxima em diferentes situações. O modelo também possui seis airbags, câmera de ré multivisão e ainda vem equipado com o sistema Honda LaneWatch, composto de uma câmera instalada no retrovisor direito. Quando você aciona a seta, ele amplia o ângulo de visão do motorista, eliminando pontos cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia.


Vito Zanella é jornalista na área automotiva há mais de 35 anos e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo, como MetroNews, Folha Metropolitana de Guarulhos, Guarulhos Hoje, além das revistas Hot Motors e Autos & e Afins, entre outros impressos e sites.

bottom of page