A Honda apresenta a linha 2021 do City, que chega com novidades em comodidade e tecnologia. O sedã continua sendo oferecido em cinco versões - DX, Personal, LX, EX e EXL. Os preços sugeridos são: R$ 67.800,00 (DX); R$ 68.190,00 (Personal); R$ 82.100,00 (LX); R$ 87.400,00 (EX) e R$ 93.100,00 (EXL). Todas as versões do City 2021 passam a trazer, de série, faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular, para acendimento automático dos faróis. A EXL, versão topo de linha, ganha retrovisor interno fotocrômico. Tanto a EXL como a EX ganham bolsa porta-revistas atrás do banco do motorista, item já existente no banco do passageiro.
A versão LX agrega uma nova central multimídia de 7", já presente na versão EX, com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze e Google Maps, além da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay). Também ganha o sistema HFT (Hands Free Telephone) com a função Voice Tag (Reconhecimento de Voz) no volante, que permite atender e realizar chamadas, reproduzir músicas, entre outras funcionalidades.
Essa central oferece a visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores, além de diversas possiblidades de regulagem de áudio, permitindo uma equalização adequada para cada estilo musical. Também foram adicionados quatro tweeters para complementar o sistema sonoro. E as versões LX, Personal e DX passam a oferecer bolsa porta-revistas atrás do banco do passageiro.
O City apresenta design moderno e refinado. Os faróis trazem luzes de rodagem diurnas em LED integradas de série, em todas as versões. A EXL possui um conjunto exclusivo com luzes em LED, tanto para o farol baixo como para o alto, ampliando a sofisticação e a segurança de rodagem em ambientes de baixa iluminação. Internamente, o modelo traz painel de desenho sofisticado e equipamentos de categoria superior, como ar-condicionado digital full touchscreen (nas versões EX e EXL), além de muito espaço interno e amplo porta-malas, de 536 litros de capacidade, fruto da premissa da Honda de oferecer o Máximo para o Homem e o Mínimo para a Máquina.
Em todas as versões, o City oferece itens de série como: ar-condicionado (manual nas versões DX, Personal e LX, e digital touchscreen na EX e EXL); sistema de som com Bluetooth e entrada USB; direção elétrica EPS; acionamento elétrico para travas das portas e vidros das quatro portas; volante com ajuste de altura e profundidade e chave do tipo canivete com sistema de travamento e destravamento das portas com imobilizador, dentre diversos outros equipamentos. Toda a linha City é equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm - quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.
As versões Personal, LX, EX e EXL trazem a transmissão CVT com conversor de torque, o que melhora a força de tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. A EX e EXL possuem ainda simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante. A versão DX possui transmissão manual de cinco velocidades, com engates curtos e precisos, uma característica comum das transmissões Honda.
Em relação a segurança, além dos dois airbags frontais, de série em todas as versões, a EX traz ainda dois airbags do tipo laterais. A EXL, por sua vez, possui também as bolsas infláveis laterais do tipo cortina, totalizando seis airbags. Todas as versões do City trazem, de série, freios ABS com EBD, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema Isofix de fixação de cadeirinha infantil.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments