Buscar
  • Vito Zanella

Citroën revela novo C3 desenvolvido e produzido na América do Sul

Por Vito Zanella


Para atender as demandas do mercado da América do Sul, a Citroën decidiu expandir seus processos habituais de criação e produção, trabalhando com as equipes locais na convergência do estilo e do desenvolvimento às equipes de cada região, para definir um veículo único, feito sob medida. Segundo a marca francesa, a integração de conhecimentos sobre a sociedade, a cultura e as necessidades da região, faz do novo C3 um modelo pensado, desenvolvido e produzido na América do Sul, para a América do Sul.


Novo C3 é o primeiro modelo do projeto “C-Cubed” - apresentado em 2019 – que prevê o lançamento de uma família de três veículos com foco no mercado internacional até 2024, baseados em três critérios essenciais: criar uma oferta competitiva, com um estilo forte; uma experiência Citroën pensada para o bem-estar a bordo e concebida para adaptar-se às especificidades dos países a que se destina.


Produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real, o novo C3 atenderá o mercado local e também será exportado para toda a América do Sul. O estilo incomparável do novo C3 é perceptível ao primeiro olhar, com um capô elevado e a estrutura da face dianteira que reforça a impressão de largura. Ele se mantém fiel ao padrão de formas da Citroën, reconhecida pelas modelagens amplas e generosas, animadas por superfícies esculpidas em diversas partes. Outros atributos marcantes da Citroën estão presentes no novo C3, como a forma do capô moldada junto ao logotipo da Marca e o desenho da grade dianteira.

Símbolo da identidade da marca, ele é a cara da Citroën, trazendo uma dianteira caracterizada por uma assinatura luminosa em dois níveis, com os duplos chevrons que se transformam em barras cromadas e se estendem ao longo da largura do veículo, passando pelos faróis antes de se separar e formar um Y nas extremidades. Os faróis são compostos por dois elementos separados, com as lanternas, os indicadores de direção e as luzes diurnas no nível superior, os faróis de luz alta e de luz baixa e o DRL. A assinatura luminosa traseira também é marcante e reproduz as duas linhas horizontais, formando um triângulo.


As laterais são musculosas e ostentam painéis de proteção esculpidos na carroceria, bem como robustos para-lamas e que garantem ainda mais imponência ao veículo. As grandes rodas, a altura livre do solo elevada, as molduras pretas das caixas de rodas, as barras de teto são elementos inspirados nos SUVs e que dão mais atitude ao modelo. A altura livre do solo mais elevada foi projetada para evitar choques em estradas de diferentes condições de rodagem, bem como os generosos ângulos de ataque e de saída, altura em relação ao solo e o balanço dianteiro e traseiro do veículo.


O novo C3 propõe uma paleta de cores variadas, bem como um catálogo de acessórios pensados para enriquecer e customizar a entrega. A escolha das cores, dos materiais, bem como sua resistência e os acabamentos foram definidos pelas equipes locais para melhor se ajustar às preferências dos clientes de cada mercado. O modelo aposta na carroceria de duas cores, com uma linha de separação nítida entre a carroceria e o teto, disponibilizando um amplo leque de combinações para os clientes. Assim, 13 opções de customização estão disponíveis na América do Sul, incluindo modelos de cor única e os modelos com opção de duas cores (carroceria de uma cor e teto de outra). O novo C3 dispõe de uma ampla gama de acessórios que oferece a possibilidade de imprimir um toque ainda mais pessoal ao veículo, através de um vasto catálogo de acessório, baseado nas preferências dos clientes da região.

No interior, o painel horizontal transmite imediatamente a boa sensação de espaço. O bem-estar é reforçado pelos bancos acolhedores, e pelo conforto de condução, fazendo da vida a bordo uma experiência agradável e relaxante. Tudo isso é possível graças à sua arquitetura, dona de uma longa distância entre eixos, oferecendo uma excelente habitabilidade.


A tela touch screen de 10’’ se destaca no painel de instrumentos, facilitando sua visibilidade e utilização. Ela dispõe da função wireless Mirror Screen, que projeta os aplicativos exibidos no smartphone do condutor. Compatível com o Apple CarplayTM e o Android AutoTM, a navegação pelos aplicativos e conteúdos multimídia é facilmente efetuada, quer com o dedo na superfície tátil da tela, quer por comando de voz.

O novo C3 será lançado no primeiro trimestre de 2022 para reforçar a posição da Citroën na América do Sul, especificamente no Brasil e na Argentina – dois mercados muito importantes para a marca. Ele representa, ainda, parte de um grande movimento, planejado, robusto e desenvolvido pela Citroën para reforçar sua presença, volume e participação em praticamente toda a região, incluindo países estratégicos como Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Equador, entre outros.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo