top of page
Buscar

Cinema da USP dá sequência a programação gratuita com mostra “Mitos e Lendas”

As exibições da mostra de março fazem parte do calendário do aniversário de 30 anos das atividades cinematográficas

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Cinema da USP (Cinusp) apresenta até 19 de março a mostra “Mitos e Lendas“, destacando o papel das narrativas nos sentimentos coletivos e nas visões de mundo em diversas culturas.


A programação reúne 15 produções da Europa, Ásia, África e América do Sul. São filmes que completam um século, como o alemão “Os Nibelungos – A Morte de Siegfried” lançado em 1924 por Fritz Lang sobre a lenda nórdica de um povo anão, ao peruano “A Teta Assustada” (2009) de Claudia Llosa, com a história de uma jovem que tem uma doença transmitida pelo leite materno por mães que foram estupradas.


Em “A Serpente Verde” (Hong Kong, 1933) um monge que jurou destruir todos os espíritos não humanos encontra entidades que não oferecem perigo e assumem as formas de belas mulheres que buscam viver sentimentos carnais como o amor e o desejo.


Édipo Rei” (1967), de Pier Paolo Pasolini, apresenta uma nova versão do mito grego na Itália dos anos 1920 e 1960.


Outro destaque é o documentário “Samba da Criação do Mundo” (1979), da cineasta Vera de Figueiredo, que mostra a primeira vitória do carnavalesco Joãozinho Trinta com a Beija-Flor de Nilópolis.

Serviço

As sessões, gratuitas e abertas ao público em geral, são realizadas na nova sala no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro,109) no campus Butantã da USP, na zona oeste, de segunda a sexta às 16 e às 19 horas. E no Centro Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294), na Vila Buarque, região central da capital, aos sábados e domingos às 16 e às 18 horas.


A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp/.

Comments


bottom of page