Cinco ilhas gregas para conhecer após a pandemia!
top of page
Buscar

Cinco ilhas gregas para conhecer após a pandemia!

Por Paulo Panayotis


Cíclades, Grécia - Você está louco para voltar a viajar, certo? Bem, se serve de consolo, bilhões de pessoas estão na mesma situação. Então, assim que toda essa loucura da pandemia de Covid 19 tiver ido embora, sugiro aqui cinco ilhas gregas fora do circuito clássico Mykonos e Santorini. Todas ficam no mar Egeu e são conhecidas como Cíclades, pois formam uma espécie de círculo imaginário. Por sorte e coincidência do destino, visitei todas neste último verão europeu, que ficará marcado na minha memória por motivos óbvios! Bem, vamos a elas e “kalo táxidi” (“boa viagem” em grego). 

Syros - capital das Cíclades

Com longa história, poucos turistas estrangeiros e belas praias com águas transparentes e areia fina, a capital das Cíclades merece ao menos três dias para ser descoberta. De ferry boat regular, são cerca de quatro horas e meia a partir do porto de Pireus, em Atenas, capital grega. Familiar, a ilha tem forte influência veneziana em sua arquitetura única. Agreste e cosmopolita, caipira e sofisticada, Syros é praticamente desconhecida dos brasileiros. Para mim, é a que apresenta a melhor relação custo-beneficio de todas as ilhas que compõem as Cíclades. Além disso, é a ilha que oferece a melhor infra-estrutura gratuita de todas. Em muitas praias você vai encontrar de pousadas charmosas até hotéis sofisticados, além de villas luxosas com serviço cinco estrelas. Há uma enorme variedade de restaurantes, cafés e bares tanto na capital, Ermoupoli, quanto em outros vilarejo espalhados pela ilha.Dica: algumas praias têm acesso à internet, quiosques com sombra, duchas com água doce a até acessibilidade para pessoas com necessidades especiais inteiramente grátis.

Porto de Syros com um dos ferry boats que ligam Atenas as ilhas do mar Egeu

Naxos - gastronomia e charme  

A menos de duas horas de Syros, Naxos é uma de minhas ilhas preferidas. Disputa com Syros a hegemonia financeira das Cíclades pois tem uma vigorosa indústria agrícola que exporta, entre outros produtos totalmente orgânicos, batatas de primeiríssima qualidade para a Alemanha e a Inglaterra. Além disso, produz excelentes queijos com leite igualmente orgânico. Há também praias espetaculares e restaurantes de primeiríssima. Acredite. Você não será obrigado a “deixar um rim” para pagar as contas. Desta vez voltei à Taverna Platsa by Matina & Stavros. A chef Matina me recebe com um largo sorriso e traz à mesa pratos elaborados com produtos orgânicos diretos da fazenda. Inesquecível! Com casas sofisticadíssimas para alugar, Naxos foi a primeira capital grega e até hoje seus habitantes se orgulham de sua história! Dica: não deixe de conhecer os vilarejos do interior como Apírandos, e, em especial, o restaurante da Matina, que fica em Koronos.

Restaurante da Matina, o melhor e mais autentico da ilha

Paros - badalação ‘à la française’ 

A cerca de duas horas de Syros e também de Naxos, Paros é quase uma sucursal da França. Mesmo agora, durante a pandemia, de cada dez turistas estrangeiros pelo menos oito eram franceses. Isso contribuiu para que a ilha tenha um ar extremamente cosmopolita e sofisticado. Como venta muito, também é um paraíso do kite-surf, aquele esporte aquático que une surf e asa delta. Aproveite as praias belíssimas, cheias de glamour, noitadas agitadas, especialmente em Naoussa, e muitíssimas opções de restaurantes ‘à la française’ ou ao estilo grego. Os preços, por conta dos franceses, são mais altos que Naxos e Syros. Afinal de contas badalação tem um preço. Dica: Coma um dos melhores polvos de sua vida no restaurante Boundaráki, tocado por um casal nativo que trabalhou muitos anos na Inglaterra e depois visite a Igreja das Cem Portas, uma joia bizantina única em toda a Grécia.

Igreja das Cem Portas: joia bizantina de Paros

Antiparos - ilha preferida de Tom Hanks

A menos de 15 minutos de Paros, Antiparos tem se firmado no últimos anos como uma mistura de Santorini e Mykonos. O ator Tom Hanks, casado com uma descendente de gregos, é figurinha carimbada aqui nos verões na Grécia. Ele tem uma belíssima propriedade de frente para o mar Egeu e ganhou até o título de cidadão grego honorário. Apesar de minúscula, Antiparos é charmosíssima e oferece excelente infra-estrutura e praias maravilhosas. Não faltam restaurantes à beira mar e história em seus sítios arqueológicos ancestrais. Dica: Você pode ficar hospedado em Paros e fazer um bate e volta de uma dia utilizando a balsa para  pedestres e veículos que faz percursos de ida e volta a cada meia hora na alta temporada, de junho à setembro. 

Polvos e peixes secam ao sol enquanto clientes escolhem o que pedir

Milos - mistérios e encantos

Nunca tinha visitado Milos mas, seguramente voltarei. A primeira vez deixou gosto de “quero mais”! Milos é linda, charmosa, despretensiosa, como jovens descobrindo o mundo. Fiquei hospedado longe do agito, que acredite, é natural na ilha. E, instalado em uma simpática pousada de frente para o mar no sul da Ilha, em um vilarejo chamado Apollonia, me encantei com o melhor por do sol de Milos, na minha opinião. Todo final de tarde na minha sacada, lentamente, o astro rei mergulhava nas águas azuis do mar Egeu. Além de belas praias, Milos guarda ainda vários mistérios como os que envolvem a descoberta da famosa estátua da ‘Vênus de Milos’, aqui chamada de ‘Afrodite de Milos’. Fiquei por aqui cinco dias e, seguramente, teria o que fazer em mais cinco dias. A dica final é: alugar um carro e, se quiser descobrir mais dos segredos de Milos, fique no mínimo uma semana! Preferencialmente vá nos meses de junho ou setembro. Nesta época, temperaturas são altas, os preços melhores e as legiões de turistas menores! 

Jornalista Paulo Panayotis em sua praia "particular" em Milos

Fotos: Paulo Panayotis e Adriana Reis


Paulo Panayotis é jornalista especialista em turismo, mergulhador e fundador do Portal OQVPM - O Que Vi Pelo Mundo. Mora na Europa, tem passaporte carimbado em mais de 50 países e viaja com patrocínio e apoio Avis, Travel Ace e Alitalia.

bottom of page