top of page
Buscar

Cia. Hiato faz novas apresentações de Odisseia com elenco composto apenas por mulheres

Indicada ao prêmio Shell em 2018, o bem-sucedido espetáculo Odisseia (ou o desaparecimento do público), o sétimo trabalho da premiada Cia. Hiato, ganha quatro novas apresentações no TUSP – Teatro da USP, entre os dias 23 e 25 de setembro. A peça é inspirada no épico de Homero e tem direção de Leonardo Moreira e dramaturgia coletiva.

No poema épico Homero, o herói Ulisses narra sua turbulenta e longa viagem de volta para casa em Ítaca, depois de ter lutado na Guerra de Troia. Durante dez anos, o narrador da história foi feito de refém pelo próprio mar e vivenciou uma série de perigos e aventuras mitológicas. Assim como a “Ilíada”, que narra a disputa entre os exércitos de Aquiles e Heitor na Guerra de Troia, a “Odisseia” tem origem na tradição oral e é considerado uma das pedras fundamentais da literatura ocidental.


O espetáculo da Cia. Hiato associa trechos da obra original às experiências da vida dos atores. O protagonista Ulisses não está presente em cena; o público deve assumir esse papel ao ouvir as histórias contemporâneas. Sete atores desenlaçam memórias, dúvidas e sonhos a partir dos personagens e narrativas do épico grego: o abandono de Telêmaco; a rejeição de Calipso; o corpo de Circe; a violência estratégica de Atena; o fogo de Héstia; a espera de Penélope. Uma viagem a um só tempo íntima e grandiosa; o encontro entre o ridículo da nossa vida ordinária e a força mítica das histórias que ainda tentam nos explicar por que, depois de tudo dito e feito, podemos igualmente ser ordinários e míticos.


A ideia é que os personagens e atores contem suas histórias pessoais – algumas verdadeiras, outras falsas, sonhos, memórias e dúvidas. O espetáculo mostra ao público que não há limites entre a mitologia e a vida comum e que todos podem ser igualmente míticos e ordinários.


Odisseia, da Cia. Hiato

Temporada: Até 25 de setembro, sexta e sábado, às 19h, e no domingo, às 18h

TUSP - Teatro da USP - R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)

Comments


bottom of page