Buscar
  • Redação JBA

Cia. Elevador de Teatro Panorâmico faz nova temporada do espetáculo infantojuvenil Caro Kafka

Peça é inspirada em um episódio real da vida do escritor Franz Kafka, relatado no livro ‘Kafka e a Boneca Viajante’

Imagem: Andreia Machado

Depois de estrear no Sesc Bom Retiro, o espetáculo infantojuvenil Caro Kafka, que celebra os 20 anos da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, ganha uma nova temporada no Tetro Cacilda Becker, entre os dias 2 e 24 de julho, aos sábados e domingos, às 16h.


Com direção de Marcelo Lazzarato e dramaturgia de Carlo Kinzo e Marcos Gomes, a peça relata um episódio real da vida de Franz Kafka (1883-1924), um dos maiores escritores do século 20. O elenco traz Pedro Haddad, Chiara Lazzaratto e Julia Alves.


A história, que teria ocorrido no último ano da vida do escritor tcheco, foi relatada pela primeira vez pela companheira dele, Dora Dymant, e serviu como inspiração para o romance “Kakfa e a Boneca Viajante”, do escritor catalão Jordi i Fabra, que venceu o Prêmio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil pela obra, em 2007.


Certo dia, ao passear pelo parque Steglitz, em Berlim, Kafka se depara com uma menina chorando por ter perdido sua boneca. Para tranquilizá-la, ele inventa uma história: o brinquedo não estaria perdido, mas havia feito uma viagem. Apresentando-se como “o carteiro das bonecas”, o autor diz que possui uma carta da boneca para a menina e que a entregará no dia seguinte. A partir daquele dia, o escritor produz a primeira de muitas cartas, que, por três semanas, ele entrega pontualmente àquela criança, narrando todas as peripécias da boneca, vividas em todos os cantos do mundo.


Na montagem da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, cada uma dessas cartas cria uma releitura para passagens famosas dos livros de Kafka, como “A Metamorfose”, “O Processo” e “O Castelo”, apresentando esse rico universo literário ao mini público. E aqui, ao final do espetáculo, é o escritor quem recebe uma curiosa carta.


A ideia do trabalho é, ao contar a história da boneca, misturada ao universo dos famosos livros de Kafka, apresentar à criança uma nova possibilidade de ressignificar a própria vida a partir do dado da ficção.


Sinopse: Caminhando solitário por um parque, o escritor Franz Kafka nota uma menina que chora, sentada em um banco. Ele se aproxima e pergunta o motivo de sua tristeza. A menina Pina lhe responde que sua boneca, Felícia, havia sumido. Comovido, ele inventa que a boneca não desapareceu, mas fez uma viagem –, e se apresenta como “o carteiro das bonecas”. A partir desse dia, ele passa a trazer, semanalmente, cartas da boneca viajante para a criança, contando suas aventuras pelo mundo – até que um dia, o próprio Kafka recebe uma curiosa carta. Neste trabalho, trechos de alguns de seus livros mais importantes, como A metamorfose, O processo e O castelo, que marcaram a visão de mundo do século 20 (e do século 21), entrarão transversalmente na trama do texto, a ser criada a partir de um episódio singular da vida do escritor.


Caro Kafka, da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico

Temporada: 2 a 24 de julho, aos sábados e domingos, às 16h

Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa

Ingressos:

  • 2 e 3 de julho: grátis

  • 9 a 24 de julho: R$ 18


Grátis sempre para crianças abaixo de 12 anos.