Buscar
  • Redação JBA

Chega de bagunça! Confira dicas criativas e de baixo custo para deixar a casa organizada

Há quem aproveite os primeiros meses do para desapegar de itens domésticos, decoração e roupas para colocar a casa em ordem, o que pode ser um grande desafio. Isso porque, além da harmonia estética, a organização inclui limpeza e proteção de objetos e móveis. Todas essas atividades, juntas, auxiliam numa rotina mais tranquila e sem estresse, já que os espaços da casa ficam mais bem aproveitados e estruturados. A organização também evita o acúmulo de poeira e a presença de insetos, o que contribui com a saúde dos moradores.

Imagem: Envato

Com criatividade e disposição, é possível transformar as funções de vários utensílios do cotidiano para facilitar a separação de acessórios ou para proteger joias frágeis, por exemplo. Com foco nos objetos simples e de baixo custo, Cristina Cardoso, arquiteta de apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, traz dicas de organização e proteção de peças e móveis.


Ordenar as gavetas

Por ser um espaço de objetos variados, as gavetas tendem a ficar bagunçadas rapidamente, ainda mais quando não possuem divisórias. Criar separações no interior do móvel facilita na distribuição do que será guardado. Caixas plásticas para armazenar itens de costura podem dar espaço para joias e bijuterias menores. Outra solução são os organizadores de moedas, encontrados em lojas de materiais de escritório, que podem servir como divisórias e ser colocados por cima do nicho, para que haja ainda um espaço vago abaixo do organizador.


Economia de espaço em guarda-roupas

Para otimizar o espaço dos cabideiros, uma dica é sobrepor peças no mesmo cabide, de acordo com a utilidade. Em épocas frias, vale colocar camisas, vestidos e outras roupas frescas primeiro e, por último, casacos e blusas a serem usadas no dia a dia. Outra sugestão é separar por ocasiões, como peças de passeio, formais, casuais, entre outras.


Peças como echarpes, cintos e bolsas, que geralmente ficam soltas no armário, podem ser penduradas no cabideiro com o auxílio de ganchos plásticos, também encontrados em lojas de objetos em geral ou que vendem cabides. A dica auxilia na fácil visualização e utilização das peças, além de reduzir o volume no guarda-roupas.


As caixas organizadoras também são opções de utensílios para organizar acessórios e demais produtos. As vantagens vão desde tornar a limpeza mais fácil, reduzir o acúmulo de poeira até criar barreiras para aranhas, traças e formigas.


Mudança de estação do ano

Gerenciar quais cobertores, lençóis e demais peças de cama servem de acordo com a temperatura e estação do ano ajuda na distribuição dos produtos. Para isso, a dica é utilizar embalagens plásticas com zíper (que vêm na venda de jogos de cama) para guardar as peças de inverno durante as outras estações do ano. Como ficam armazenadas por meses, as embalagens são perfeitas para evitar insetos, poeira e mofo. Colocar um pacote de sílica dentro da embalagem é uma solução para evitar acúmulo de umidade.