top of page
Buscar

Chef revela os cinco utensílios mais úteis para se ter na cozinha

Comprar e escolher os primeiros utensílios para a cozinha pode ser um pouco intimidador para quem está começando. Com tantas opções no mercado, é comum ficar confuso e não saber quais utensílios são realmente necessários.

O chef Henrique Campos, à frente do restaurante Figurate Italian Food, de Curitiba, fez uma seleção de dicas que podem ajudar iniciantes a escolherem os cinco utensílios indispensáveis para preparar refeições triviais. Confiras as dicas:


Mixer: O mixer pode ser usado para misturar, bater, triturar e cortar alimentos, o que o torna um utensílio de cozinha muito versátil. Com um único aparelho, você pode preparar purês, sopas, molhos e muito mais, além de ser um produto fácil de encontrar e acessível de comprar.


Faca: A dica do chef é uma faca de 6 polegadas, ou seja, uma faca média. Isso porque ela é a base de qualquer cozinha. Vai possibilitar o cozinheiro cortar desde carnes até legumes e frutas. “Investir em uma faca de qualidade, com lâmina afiada e um bom peso - para melhor controle – é essencial”, acrescenta Henrique.


Pão duro: O que o chef chama de pão duro é conhecido como espátula, um utensílio muito útil para raspar alimentos, substituindo as colheres. Ele evita danificar as panelas e também desperdício. O pão duro também serve para mexer risotos, molhos assados e refogados.


Frigideiras e panelas: Ter um conjunto de panelas e frigideiras antiaderentes é essencial. Panelas de boa qualidade distribuem o calor de forma mais uniforme, o que permite cozinhar os alimentos de maneira mais eficiente.


Tábua de corte: Uma tábua de corte é indispensável para preparar alimentos de forma segura e higiênica. Tenha atenção ao material: as mais comuns são feitas de madeira, bambu, plástico e vidro, opte por uma escolha durável, fácil de limpar e manusear.

Commentaires


bottom of page