top of page
Buscar

Chagall e o amor que desafia a força da gravidade chegam ao CCBB SP

Vestida de poesia, a exposição “Marc Chagall: sonho de amor” entra em cartaz no Centro Cultural Banco do com 191 obras do artista e entrada gratuita

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) abre as portas para uma exposição carregada de lirismo – Marc Chagall: sonho de amor. Serão 191 obras do artista franco russo de origem judaica que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo único em suas pinturas – fazendo delas verdadeiras obras poéticas. Não à toa, a mostra apresentará alguns de seus poemas e contará a trajetória de Chagall, pautada pelo amor que devotava à vida e às artes.


Considerada sucesso pela crítica brasileira, Marc Chagall: sonho de amor recebeu mais de 560 mil visitantes em sua temporada nos CCBBs Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A exposição conta ainda com a presença de obras do pintor que não haviam sido expostas nas itinerâncias anteriores. Desta vez, serão 12 obras oriundas de instituições brasileiras, cedidas especialmente para a exposição.


Na passagem por São Paulo, Marc Chagall: sonho de amor oferece também ao público performances de dança na obra Air Fountain, de Daniel Wurtzel, e a intervenção cênico-musical Bella e o violinista, entre outras novidades.


Cada um dos andares do CCBB é dedicado a um tema ou período na vida e obra de Chagall. O percurso é iniciado no quarto andar, dedicado às origens e tradições russas. Já o terceiro andar apresenta obras relacionadas ao mundo sagrado e às noções de espiritualidade, como a série Bíblia.


O segundo andar é dedicado ao lirismo e à poesia, apresentando obras do pintor que retratam Paris, a cidade onde ele viveu a maior parte de sua vida e em que morreu. Nesse andar também se encontra presente uma ode ao amor, onde estão pinturas de flores e de pessoas enamoradas desafiando a gravidade e flutuando pelas telas. Já no subsolo do edifício estão as ilustrações feitas por Chagall para as Fábulas de La Fontaine.


Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

R. Álvares Penteado, 112 - Centro

Todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras

Gratuito

bottom of page