top of page
Buscar

Centro Cultural Banco do Brasil abre as portas para o cinema norueguês

Realizada em parceria com a Embaixada Real da Noruega em Brasília e o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Norueguês de Cinema, a terceira edição do evento apresentará longas, curtas, filmes de ficção e documentários noruegueses contemporâneos

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo recebe a terceira edição da Mostra de Cinema Norueguês. Fruto de uma parceria entre os CCBBs, a Embaixada Real da Noruega em Brasília e o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, o evento conta com 26 filmes noruegueses contemporâneos, entre longas e curtas-metragens, filmes de ficção e documentários, em sessões gratuitas, alguns inéditos no Brasil.


A Mostra conta com o apoio do Instituto Norueguês de Cinema (Norsk Filminstitutt), agência governamental responsável por incentivar a produção nacional dessa arte na Noruega. A indústria cinematográfica norueguesa tem crescido consideravelmente e os filmes noruegueses, assim como seus diretores e produtores, têm ganhado reconhecimento e visibilidade no cenário internacional. Apesar disso, no Brasil, a divulgação do cinema norueguês ainda está em fase de crescimento.


Com esse projeto, a Embaixada da Noruega e o Consulado Geral da Noruega pretendem oferecer ao público brasileiro a oportunidade de conhecer a diversidade da indústria cinematográfica do seu país, de modo a promover sua aproximação com a cultura, os valores e o estilo de vida noruegueses. “A apresentação da Noruega por meio da cultura e do cinema é uma excelente oportunidade para estreitar e fortalecer ainda mais nossas relações com o Brasil e promover o interesse pelo nosso país”, explica Mai Tonheim, Cônsul Geral Interina da Noruega no Rio de Janeiro.


Tonheim ressalta que a terceira edição da mostra inclui temáticas importantes para a Noruega, como questões humanitárias, oceanos, sustentabilidade e diversidade cultural. “A exibição única da biografia do explorador Amundsen é algo que preparamos desde a chegada ao Rio de Janeiro da expedição norueguesa One Ocean, na esteira da Década dos Oceanos das Nações Unidas. Esperamos que a mostra reúna pessoas de forma descontraída e enriquecedora e que seja uma forma de reforçarmos valores noruegueses como democracia, igualdade e confiança”, completa.


A programação completa você confere em bit.ly/CinemaNoruegues


Mostra de Cinema Norueguês

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: De 28 de outubro a 14 de novembro

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP

Comments


bottom of page