Buscar
  • Rede D'Or

Cardiologia D’Or reforça a importância da prevenção de doenças cardiovasculares

Por Rede D'Or

Apesar dos números expressivos de óbitos causados pela pandemia da COVID-19, as doenças do coração seguem precisando de constante atenção.

⠀ O Dr. Cleverson Neves Zukowski, supervisor médico da Linha de Cuidados em Cardiologia do Hospital Copa D’Or, lembra que mesmo durante a pandemia que enfrentamos, os cuidados com a saúde do seu coração devem permanecer na nossa lista de prioridades.


“Por estarem entre os primeiros lugares no ranking de causas de morte no mundo, as doenças do coração são, atualmente, um dos assuntos mais preocupantes da área da saúde”, reforça Zukowski. Entre os problemas mais comuns que afetam o sistema cardiovascular estão o infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, aneurisma da aorta e enfermidades das artérias coronárias.


São diversos os fatores que contribuem para o aparecimento dessas patologias, incluindo a aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias; o próprio envelhecimento, que provoca a perda de elasticidade do sistema vascular; maus hábitos, um problema cada vez mais comum em nossas rotinas agitadas; e questões genéticas.

Visto a amplitude das causas, é importante estar atento às formas de prevenção:

  • Pare de fumar: o cigarro tem efeito vasoconstritor que pode levar ao infarto e AVC.

  • Comida saudável: vegetais, leguminosas e carnes magras, antioxidantes (chá verde, tomate, frutas vermelhas, alho, chocolate amargo), polifenois (limão), gordura insaturada (azeite, abacate, castanhas, sardinha, salmão) e comida mediterrânea (cereais e alimentos frescos – frutas, vegetais e peixes) trazem benefícios para a saúde.

  • Diminua o sal: não é só tirar o saleiro da mesa, mas diminuir o fast-food, salgadinhos e até refrigerantes.

  • Pratique exercícios físicos sob supervisão médica: ajudam a regular a pressão arterial, níveis de glicemia e a aumentar o colesterol bom.

  • Modere o consumo de álcool: eleva a pressão, glicose e colesterol, levando a arritmias e hipertensão. O vinho por conter polifenois vasodilatadores contribuem para não acumular gordura na parede das artérias, mas limite a uma taça por dia.

  • Estresse é um grande vilão: inclua momentos de relaxamento e lazer no seu dia a dia.

  • Consulte o cardiologista periodicamente: a recomendação é de pelo menos uma consulta por ano a partir dos 30 anos.

Em caso de sintomas, como dor no peito ou falta de ar, procure imediatamente atendimento médico hospitalar.


A Rede D’Or São Luiz oferece um serviço de telemedicina cardiológica com benefícios extras muito importantes nos dias de hoje, como permitir um contato direto com o médico na segurança de casa, sem precisar se deslocar até o consultório. Basta agendar pelo site.

0 visualização0 comentário